quarta-feira, 2 de julho de 2014

Mastacembelus tanganicae


Mastacembelus tanganicae
 Mastacembelus tanganicae


Biótopo:
Não Ciclídeos - Peixes
Distribuição Geográfica / População:
Lago Tanganyica – Habitat Rochoso
Características da água:
Temperatura – entre 24 – 28°C
PH: entre 8 e 9
Alimentação:
Espécie carnívora. Em estado selvagem, alimenta-se de larvas de mosquito, pequenos invertebrados, ovos de peixes e alguma matéria vegetal.

No aquário, pode ser alimentada à base de granulados com elevado teor proteico, e com comida congelada. Os espécimes selvagens, preferem as comidas vivas às congeladas, e às rações secas.

Enquanto espécie carnívora, e predadora, alimentam-se de todos os peixes que lhe couberem na boca.
Dimorfismo Sexual:
Os machos são maiores, e mais encorpados do que as fêmeas.
Tamanho Máximo:
Os machos atingem 19 cm. As fêmeas são ligeiramente mais pequenas.
Comportamento:
Espécie nocturna, extremamente tímida. Durante o dia, esconde-se em tocas entre as pedras, ou por trás dos filtros. Saem à noite para comer. No entanto, estando com fome, podemos vê-las com a cabeça fora da toca durante o dia, à espera de serem alimentadas. Com algum tempo, e paciência, poderão ser alimentadas à mão.

Sendo uma espécie extremamente tímida, não deverá ser mantida em conjunto com peixes agressivos ou com grandes predadores como as Frontosas – correm o risco de ser comidas.
Reprodução:
As posturas podem atingir cerca de 140 ovos. Os ovos são depositados num sítio escondido, agarrados às pedras, a um filtro interno ou mesmo em fendas no background. Têm dois períodos de acasalamento – em Julho e em Novembro.
Tamanho mínimo do aquário:
200 litros / 100 cm de frente para um pequeno grupo. O aquário deverá ter bastantes esconderijos.
Outras Informações:
A família Mastacembelidae é composta por 110 espécies diferentes, que se distribuem por toda a África, e grande parte da Ásia – desde a Síria à Malásia. As espécies mais pequenas atingem entre 15 e 20 cm, enquanto as maiores ultrapassam os 100 cm.

As Mastacembelus tanganicae são endémicas do Lago Tanganyica. Habitam zonas de litoral rochoso, com baixo declive, a uma profundidade entre os 20 cm e os 3 metros. Podem ainda ser encontradas entre a vegetação costeira, ou em pequenos bancos de areia, perto das rochas, onde se alimentam.

Autor:
Vitor Soares


http://www.ciclideos.com/mastacembelus-tanganicae-f174.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário