segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mexerica

Antes de começar sobre a sua reprodução,  gostaríamos de apresentar o Mexerica (Etroplus Maculatos). Com uma cor muito viva, laranja  o Mexerica é muito pacífico, geralmente não incomoda ninguém, dificilmente pode fazer mal a outro peixe ou a peixes de sua espécie, porem pode ficar muito tímido e até se isolar quando conviver com espécies muito maiores que ele ou de peixes que adoram importuna-lo. Basicamente sua alimentação é de alimentos vivos e rações, pois não é exigente. Mantenha a água de seu aquário com boa qualidade e não terá problemas de doenças, evite temperaturas inconstantes, pois o Mexerica é vulnerável a doenças como o ictio ou outros parasitas. Devemos usar aquário de no mínimo 80 litros para que vivam bem. Não existe uma distinção exata entre os sexos
Reprodução:
Basicamente como na maioria dos ciclideos, quando vão acasalar, formam pares. Assim que verificado isso isole o par em um aquário de reprodução pois só desta maneira poderá reproduzi-lo.
Mexerica é muito reprimido e tímido e não saberá proteger  sua cria de outros peixes em um aquário comunitário. Monta um território de proteção de alguns centímetros mas se alguém importunar a cria, pode não reagir com firmeza para que afaste a suposta ameaça.
Após isolar os pares em um aquário de reprodução com  as mesmas condições de Ph, Temperatura, Dh, se possível use parte da mesma água em que vivia.  Usar equipamentos obrigatórios (termostato, aquecedor, filtros, iluminação etc..)
Na realidade existe uma controvérsia de autores e pesquisadores quanto a sua reprodução no que diz respeito a água do aquário de reprodução. Alguns dizem que a água deve ser salobra para reproduzi-los, outros dizem que não . Este  ciclideo que se encontra  na Índia,  vive em águas salobras, o que nos faz pensar que irá reproduzir melhor adicionando um pouco de sal não iodado no aquário de reprodução. Nós da Aquallun (uma equipe de aquaristas) reproduzimos o Mexerica em água sem sal, e com sal. E entendemos que com a água salobra o Mexerica reproduz e acasala melhor. Então adicione (de preferencia a sal marinho) uma colher de sal a cada 3 litros de água do aquário de reprodução, pelas pesquisas que fizemos a quantidade de sal encontrada em seu habitat natural é maior, mas nesta quantidade reproduz muito bem, o Ph deve ser  alcalino (7.4) (dh 10 ) essa foi  a que mais obtivemos sucesso.
A fêmea deve desovar em buracos feito anteriormente pêlos pais, mas também desovam em substratos como troncos inclinados, a uma temperatura de 28 graus (250 ovos), mas antes veremos a tradicional limpeza do lugar onde vão desovar, comum  nos ciclideos . Os  pais cuidaram dos ovos, movimentando as  nadadeiras para proteger dos fungos, porém como já citado, são péssimos em proteger sua desova . A eclosão deve ocorrer no 3 dia após a desova.  Nós achamos que quando se trata de Ciclideos (a maioria), devemos retirar os pais do aquário de reprodução horas após a eclosão dos ovos. Os ciclideos as vezes, acabam  se alimentando dos filhotes, isso acontece com freqüência. Para não arriscar retire-os.  A livre natação dos alevinos ocorre após uma semana e nesse momento alimente-os com Nauplius de Artemias duas vezes ao dia, durante um mês..
 
 
Temperatura Reprodução Origem Ph Dh Iluminação Alimentação
26 a 28 G Ovipara India 7.0 a 7.4 10 Média 8 hs Dia Centro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário