quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Tipos mais comuns de Algas e como Combatê-las
Limpa Vidro (Otocinclus affinis, não é o famoso cascudo)
Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus siamensis)
Olá amigos do Aqua Simples,
Vamos falar hoje sobre um certo "probleminha" que ocorre com muita freqüência em nossos aquários... Infestação da algas...
As algas é um dos problemas mais comuns em um aquário, plantado ou não. Isto está associado, normalmente, a excessos no aquário. Por exemplo, muita luz, nutrientes e CO2 não é suficiente ou muitos nutrientes e luz em demasia. Mesmo em um aquário perfeitamente equilibrado é impossível ficar livre de algas. Abaixo estão os tipos mais comuns de algas e como você mesmo pode se livrar delas.
Devemos ver se não existe um número muito grande de peixes em nosso aquário (super população) ou se não estamos colocando no aquário mais comida do que os peixes conseguem comer ou ainda se o nosso sistema de filtragem está adequado... Além é claro do aumento de trocas parciais...
Existem no mercado alguns remédios que dizem exterminar com as algas... Mas costumam se muito fortes e podem até matar alguns peixes... Tem também uma solução mais cara que é o esterilizador UV (Ultra Violeta)...
A solução mais comum é tentar equilibrar a quantidade de nutrientes na água com a redução de fertilização, alimentação correta dos peixes, adequação da quantidade de peixes, correção da iluminação... Mas não para por ai... Há também o CM (controle na munheca... estou soltinho igual arroz de primeira) onde o aquarista retira o que puder de alga na mão... E a compra de comedores de algas (peixes e outros)...
Mas vamos falar das algas...
Algas Cabelo (por todo o aquário)
Tipo muito comum em plantas e pedras. Podem ser de muitas cores diferentes, mas é geralmente verde ou acinzentada. Elas são muito finas, por vezes crescendo verticalmente até 8,6 centímetros de comprimento. Normalmente devido a sobredosagem de fertilizantes líquidos, especialmente aqueles alto teor de ferro e de fosfatos.
Livrar-se dela
Basta reduzir a quantidade e a freqüência ou erradicar completamente qualquer adição de fertilizantes para ele parar de crescer ou adicionar mais potássio assim as plantas vão utilizar os fosfatos de forma mais rápida. Você pode desligar o filtro por instantes e arrancar manualmente o que for possível desta alga (não esqueça de ligar o filtro novamente, ok? rsrs...).
Algas verdes (no vidro do aquário)
Provavelmente o tipo mais comum de alga. Aparece como manchas verdes em toda parte: vidro, pedras, peixes, substrato, filtros, em todos os lugares. Eu descobri que ela ocorre quando há luz direta sobre ela. Também ocorre dela impedir o crescimento das plantas.
Livrar-se dela
Praticamente impossível livrar-se dela, sobretudo se for sobre as plantas. Se é sobre o vidro você pode ir limpando. Para as plantas que ela infestar, certifique-se dominuir a incidência de luz solar direta.
Algas Marrons (na foto: areia com algas marrons)
Principalmente encontradas em plantas e substrato. É como se fosse um casaco castanho de lodo sobre as plantas. É muito fácil retirar o excesso esfregando (mesmo nas folhas). Geralmente causada por excesso de fosfatos na água.
Livrar-se dela
Uma das maneiras mais fáceis de se livrar é comprando um lote de plantas de crescimento rápido, para que possam competir pelos nutrientes com as algas. Entretanto, você poderia simplesmente querer comprar alguns peixes (Comedor de Algas Siamês) que se alimentam de algas. Eles vão fazer uma festa com isso. O melhor é comprá-los em grupos de 3 ou maior (depende do tamanho do aquário).
Algas Verde-Azuis (cianobactérias)
Nunca tentaram resolver este tipo de algas antes (felizmente), para informação veio de The Tropical Tank. Algas verdes-azuis (cianobactérias) aparece como um revestimento viscoso, em uma série de diferentes cores.Ela pode abafar plantas e podem liberar toxinas prejudiciais aos peixes. Ela pode fixar nitrogênio, portanto, ocorrem em tanques com zero ou muito baixa nitratos (mas possivelmente elevados níveis de outros nutrientes, especialmente fósforo).
Livrar-se dela
Nenhuma cura conhecida. Nenhum peixe vai comer, porque ela libera toxinas. Algumas pessoas tentaram utilizar antibióticos, mas tenha certeza de que sabe o que está fazendo em primeiro lugar.
Algas Petecas (esse tufo na planta)
Esse tipo de algo é o pesadelo dos aquaristas... Muito difícil de se combater por ser muito resistente. Ela se fixa fortemente nas plantas (se tentar tirar a planta vai junto, rsrs), no cascalho e no restante do aquário. Adora águas bem oxigenadas, movimentadas e frias...
Livrar-se dela
Aumentar o nível de CO2 na água, mas cuidados com garrafas caseiras, pois este tipo de injetor caseiro é muito inconstante... Peixes comedores de algas ajudam... Trocas parciais também. Diminua a movimentação da água e retire manualmente os focos destas algas... Inclusive com podas das plantas afetadas (evite espalhar a alga dentro do aquário)... Filtro UV também é um aliado... Coloque plantas de crescimento rápido para concorrer com as algas petecas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário