Disco (Discus, Acará Disco, Acará bandeira)
Nome científico: Symphysodon Discus
Família: Cichlidae
Origem: Brasil Amazônia
Características:
Foi apelidado de disco por seu formato chato e arredondado. São peixes sensíveis e precisam de muitos cuidados. São calmos e tem preferência por aquários grandes. Se ficarem sozinhos no aquário eles se sentirão solitários e podem parar de se alimentar. É recomendável colocar no mínimo quatro Discos juntos. São peixes sensíveis, não gostam de aquários agitados e se estressam facilmente, então é preciso ter critério para escolher as espécies que irão dividir o aquário com ele. O macho e a fêmea são idênticos. Quando adultos chegam a medir de 15 a 20 cm. E vivem até 12 anos se tratado adequadamente.
Curiosidades:
No ambiente natural usavam suas listras para se camuflar dos seus predadores.
Reprodução:
Ovíparo. Costumam limpar o local antes de desovar. Seus alevinos se alimentam de um muco que sai entre as escamas dos pais, o que da a impressão de estarem mamando.
Alimentação:
Devem ser alimentados duas vezes ao dia. Sua alimentação pode ser a base de ração específica, artêmias, tubifex desidratado, patês e bloodworms.
Condições ideais:
Ph de 6,6 a 6,8, temperatura entre 28 e 30 °C e dureza de 6 °dH. A limpeza do aquário deve ser frequente e bem feita, pois os Discos são muito sensíveis á amônia. A água deve ser mantida cristalina com filtros e sendo parcialmente trocada toda a semana. Os substratos mais adequados para o Disco são as pedras de rio. As dolomitas não são indicadas, pois alcalinizam a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário