terça-feira, 18 de novembro de 2014

CASCUDOS

(FONTE IMAGEM: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3bNre8qmLeBUnlObU5HbC-muqJObRNhaRDZmGrzjiSS5Tu-qOXLxc9a-d9q6DAskbeff-ZQ8i9sMjPLpn4k9SJfhvDH8dPdQXKxO3UqeSNJQbO5dKMLQ_nU83H2xHbCamPr3Iof3NiLc/s400/pleco.jpg )

Esse informativo foi publicado por mim em uma comunidade de aquarismo do orkut, então resolvi postar aqui no blog devido a grande quantidade de emails recebidos sobre dúvidas em relaçao a esses peixes.

Origem: Bacia Amazônica, América central
Família: Loricariidae (Loricarídeos)
PH: 6,8 à 7,0 Temperatura: 25°C a 29°C
Tamanho: algumas espécies passam de 30 cm Aquário: mais de 100 litros
Comportamento: sociável

Também chamados de “acaris”, “plecos” ou “limpa-vidros”, os cascudos são animais de fundo com hábitos noturnos, porém não impedindo que passeiem pelo aquário durante o dia, possuem um revestimento de placas ósseas, um corpo fino encaixado em uma cabeça saliente e achatada, com sua boca voltada para baixo, o que facilita prender-se através dela em pedras, troncos e vidro do aquário afim de alimentar-se. São animais que necessitam de um ótimo sistema de filtragem, com muita agitação na água, devido a sua grande necessidade de oxigênio, além de tocas, plantas, pedras e troncos(tanino). Eles vivem muito bem na faixa de 6,8 à 7,2, porém se adaptam melhor ao ph ácido, de preferência entre 6,8 e 7,0, mas existem algumas espécies que vivem muito bem em ph alcalino.

-------------------------------------------------------------
ALIMENTAÇÃO

Cascudos estão sempre se alimentando, comem sem parar, devido ao seu gasto de energia, pois na natureza eles habitam lugares com muita correnteza, como córregos de rios, comendo algas presentes em pedras, tanino, presente nos troncos, pequenos crustáceos e matéria orgânica. Muitas pessoas tem uma imagem errada deste animal, os rotulam como “comedores de dejetos e algas”, isso é uma gafe tremenda, cascudos não comem dejetos, eles necessitam de uma alimentação balanceada com algas, vegetais como batata e abobrinha, além de ração de fundo e tanino, que está presente nos troncos. Ofereça uma rodela de batata a noite, apenas lave e jogue dentro do aquário retirando pela manha, no início eles não vão comer mas insista até que comam. Outra dica é colocar pedras dentro de uma bacia e no sol por alguns dias, afim de criar aquele limo em cima da pedra, depois só coloque dentro do aquário.
-------------------------------------------------------------
PORQUE CASCUDOS MORREM?

Muita gente não consegue ter êxito na criação de cascudos e acabam o rotulando como peixe frágil, o que não é verdade, o erro está na gente e não neles. Esses animais passam por um trauma gigantesco desde a sua captura até chegar na sua casa, alguns exemplares ficam sem comer durante semanas, chegando extremamente debilitados vindo a morrer. Outro fator é a ignorância das pessoas no sentido da alimentação, não oferecendo nada além dos vidros do próprio aquário para eles se satisfazerem. O ph é outro fator que contribui muito, pois eles necessitam de um ph ácido e devem ser muito bem adaptados antes de serem inseridos no novo ambiente.


ATENÇÃO: Uma técnica muito utilizada para evitar parasitas e caramujos é a aplicação de SAL no aquário, porém devemos atentar que cascudos e peixes de couro são sensíveis a ele, vindo a morrer, portanto se você possuir algum cascudo no aqua não aplique sal nunca!!!!

Cascudos são um dos animais mais injustiçados por nossa ignorância nos aquários de todo o mundo, por isso cabe a nós aquaristas desrotular esses animais e tratá-los como atores principais e não como meros coadjuvantes no aquário, pois são peixes iguais a todos os outros e merecem nosso respeito, portanto se for adquirir um cascudo aplique as dicas mencionadas acima e vai ver como terá um lindo peixe saudável por muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário