terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cascudo Pepita de Ouro


Existem diversos membros da família Loricariidae que possuem uma bela coloração sendo peixes muito procurados por entusiastas da espécie, entre eles vamos destacar o Cascudo Pepita de Ouro que é uma espécie belíssima.

Com uma coloração negra salpicada por pintas amarelas a espécie ainda tem a sua cauda e nadadeira dorsal amarelas, de temperamento agressivo com peixes da mesma espécie, ele é indicado para aquários grandes e com diversas tocas para o peixe se esconder.

Nativo do Rio Xingu e afluentes ele vive em pedras localizadas em locais de correnteza forte a moderada, come pequenos vermes, algas e restos de outros alimentos por ali encontrado.

Ao adquirir um peixe da espécie, procure alimenta-lo com alimentos especiais para peixes de fundo, adquira alimento de qualidade pois geralmente o peixe chega nas lojas debilitado e estressado devido a captura e viajem até chegar as lojas dos grandes centros.

Existem três variedades de cascudo Pepita de Ouro, a diferença entre eles é nas bolas amarelas que podem ser numerosas ou não, este peixe chega a viver quando bem adaptado cerca de 25 anos, dificilmente se reproduz em cativeiro porem sabe-se que alguns aquaristas europeus e asiáticos já conseguem reproduzi-lo em tanques especialmente adaptados.

O aquário para o peixe deve ter PH entre 6,8 a 7,0 temperatura tropical cerca de 28ºC e no mínimo 200 litros, crie ambientes para o peixe se esconder como tocas e troncos iluminação difusa e evite pedras com pontas cortantes para não machucar o peixe.

Outro cuidado que o aquaristas deve ter é com a qualidade da agua pois mudanças bruscas podem afetar o peixe e até causar sua morte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário