quarta-feira, 2 de julho de 2014

Stigmatogobius sadanundio



Stigmatogobius sadanundio
 Stigmatogobius sadanundio


Biótopo:
Não Ciclídeos - Peixes
Distribuição Geográfica / População:
Goby asiático encontrado nas seguintes regiões: Paquistão, Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Camboja, Malásia, Singapura, Indonésia, Fiji, Ilhas Andaman e em toda a Costa Asiática
Características da água:
PH – 7.0 a 8.5
GH – 10 a 20
Temperatura - 20 a 27ºC
Alimentação:
Omnívoro. Na natureza costuma alimentar-se de pequenos peixes, invertebrados, larvas e micro vermes. No aquário comem de tudo, porém, aceitam melhor os alimentos vivos ou congelados. Aceitam bem rações industriais com teor proteico, entretanto, alimentos vivos fazem sua coloração acentuar e estimula reprodução. Deve ser fornecido alimentos vegetais para completar sua dieta. Preferem aquário com grande quantidade de algas e costumam saciar suas necessidades vegetais com elas.
Dimorfismo Sexual:
O macho é um pouco maior que a fêmea, com a cor branca/brilhante, a barbatana dorsal mais comprida e a região ventral reta. Já as fêmeas são menores, possuem uma coloração levemente amarelada e têm o ventre com acentuação oval.
Tamanho Máximo:
Os machos podem chegar à aproximadamente 8cm em aquários, sendo a fêmea cerca de 1cm menor.
Comportamento:
Antes de adquirirmos esta espécie devemos observar os companheiros de aquário pois é uma espécie agressiva, territorial e com instinto predatório. Costuma tentar comer qualquer peixe menor que possa caber na sua boca. Gostam de mordiscar barbatanas de peixes com hábitos lentos e peixes de barbatanas compridas. O ideal é mantê-los com peixes de águas salobras ou de parâmetros semelhantes. Não é adequado mantê-los com peixes de fundo territoriais.
Reprodução:
Ovíparo. As fêmeas depositam os ovos num local muito bem escondido, entre fendas, troncos, folhagens, etc. Os machos tomam conta dos ovos até o momento de eclosão. A fêmea pode depositar cerca de 1000 ovos no local escolhido. Os ovos eclodem dentro de 48 à 72 horas e os alevins ficam alguns dias consumindo o saco vitelino enquanto os progenitores deixam de cuidar da prole. Após a alimentação natural, já pode ser oferecido alimentos vivos como náuplios de artêmia, infusórios e outros. De acordo com o crescimento, as rações comercializadas poderão ser fornecidas desde que haja um tamanho considerável para tal finalidade.
Tamanho mínimo do aquário:
60 litros para um casal. A partir de 80cm (100L) de frente para um pequeno grupo com 4 exemplares. O aquário deve ter um substrato arenoso; muitas cavernas, esconderijos e fendas e até vegetação para adequar o aquário para esses pequeninos. Preferem pouca iluminação e tem muita atividade durante o dia.
Autor:
Emerson Fascinius

http://www.ciclideos.com/stigmatogobius-sadanundio-f277.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário