quarta-feira, 2 de julho de 2014

Synodontis petricola


Synodontis petricola
 Synodontis petricola


Biótopo:
Não Ciclídeos - Peixes
Distribuição Geográfica / População:
Dispersa por todo o lago Tanganyika
Características da água:
Água do lago
- PH: 8.8 a 9.3
- Condutividade: 550 µS/cm a 600 µS/cm
- Temperatura: 24ºC a 28ºC

Água do aquário
- PH: 8.0 a 9.0
- KH: 4 a 10 dKH
- GH: 10 a 15 dGH
- Temperatura: 24ºC a 26ºC
Alimentação:
No lago, a sua alimentação principal é à base de pequenos crustáceos, mas, sendo omnívoros e com grande apetite, aceitarão quase qualquer comida em aquário (flocos, comida viva, etc…). Têm por hábito procurar restos de comida, revolvendo o areão.
Dimorfismo Sexual:
Não existe.
Tamanho Máximo:
13cm
Comportamento:
Espécie calma e tolerante, não demonstra agressividade para com os outros peixes, quer sejam da sua espécie ou não. É, no entanto, um predador voraz, pelo que muito dificilmente criações de outros peixes sobreviverão, caso sejam deixadas livremente no aquário.
Mantém-se pelo fundo do aquário, e raramente nada livremente mais acima na coluna de água, mantendo-se quase sempre em contacto com rochas, troncos ou plantas. Gosta, no entanto, de muito espaço livre no fundo (preferencialmente composto por substrato fino, como areia). É necessário ter esconderijos no aquário, pois é um peixe tímido que passa a maior parte do dia entre as rochas ou outros elementos de decoração.
Tal como outros Synodontis, esta espécie tem o hábito de nadar frequentemente de cabeça para baixo.
Reprodução:
Esta espécie possui uma forma muito peculiar de reprodução. É muitas vezes comparado a um Cucu, pois aproveita o acto de reprodução de peixes incubadores bocais, para introduzir os seus ovos na boca da fêmea. Tendo um desenvolvimento muito rápido, os ovos de Synodontis nascem primeiro e comem os ovos da outra espécie, sendo que a fêmea acaba por dar à luz pequenos Synodontis, tratando-os e protegendo-os como se fossem os seus próprios alevins.
A reprodução deste peixe ainda levanta algumas dúvidas, pois alguns aquariofilistas dizem que este é o único modo de reprodução existente para esta espécie, enquanto que outros dizem que existe outro método:
Em aquário, pode-se colocar um vaso virado ao contrário (com uma abertura) em cima de um pires com berlindes. O casal de Synodontis tomará esse vaso e acasalará no interior, deixando cair os ovos para o meio dos berlindes (impedindo assim que os próprios pais predem os ovos).
No entanto, os aquariofilistas que negam este método como possível, defendem que os relatos deste tipo de reprodução em aquário são, na verdade, relativos à espécie Synodontis lucipinnis, que é muitas vezes confundida com a espécie tratada nesta ficha, devido às suas incríveis semelhanças.
Tamanho mínimo do aquário:
90cm/80l
Outras Informações:
Uma forma de distinguir esta espécie da espécie Synodontis lucipinnis é através dos pontos pretos na cabeça, que costumam ser mais pequenos que os do corpo no caso dos petricola.
Apesar de, no lago, as características da água serem as descritas acima, esta espécie tolera com grande adaptabilidade quaisquer águas com ph acima de 7,0.
Autor:
Diogo Julião

http://www.ciclideos.com/synodontis-petricola-f203.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário