terça-feira, 28 de abril de 2015

Grama Loreto


Grama Loreto
Gramma loreto
Royal Gramma
Grammidae
Atlântico tropical oeste, Brasil, Bermudas, oeste do Caribe e oeste da Índia

Essa família é formada por pequenos e poucos, peixes coloridos dos recifes. São aparentados das Garoupas e Percas do Mar, são uma divisão ou subfamília da família Serranidae.
Aqui iremos citar somente um dessas espécies, pois alem dessa família, ter muito poucos membros, são raramente usados para aquários, salvo a citada à seguir.

Sua parte anterior é arroxeada e a posterior amarela alaranjada, embora não haja uma separação nítida entre essas cores, como acontece no Pseudochromis Paccagnellae (Falso Grama). Possui marca preta na nadadeira dorsal.

É encontrado em cavernas e tocas, em águas rasas ou profundas, já que não tem preferência por profundidade.
Um fato interessante, sobre esse peixe, é que nunca ficam com a barriga voltada para cima ou para o lado, ou seja, estão sempre com a barriga voltada para o substrato mas próximo, o que faz com que em cavernas, seja encontrado muitas vezes, nadando de “costas” ou seja com a barriga virada para o teto.
Tem uma boca muito grande, e com o interior branco, que usa para assustar seus adversários.
No aquário adapta-se muito bem, só exigindo que o mesmo tenha tocas para ele se esconder, principalmente na hora de dormir. É solitário, resistente e não dá problemas.
8 a 9
1.023 a 1.025
24 a 29 ºC

Aceita, em cativeiro, a grande maioria dos alimentos que lhe são oferecidos, inclusive os secos. Tem preferência por proteínas frescas ou congeladas, as quais não devem ficar sem, pois iria aos poucos perdendo sua cor brilhante e entrando num processo de inanição que o levaria à morte. Na natureza, é um peixe quase que unicamente carnívoro.

Diferente dos demais membros da sua pequena família, é muito comum em lojas e aquários, sendo inclusive, um peixe indicado para iniciantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário