quarta-feira, 22 de abril de 2015
Peixe Leão Zebra
Peixe Leão Zebra
Dendrochirus zebra
Dwarf Lionfish Zebra
Scorpinidae
Índico e Pacífico. Mar Vermelho, este da África e Polinésia
As espécies mais exóticas desta família são encontradas nos mares tropicais. Habitam o fundo do mar onde alguns “andam” sobre suas nadadeiras peitorais. São encontrados nos mais variados locais e posições, como pendurados nas rochas marinhas ou sobre elas, de cabeça para baixo, ou embaixo de uma pedra ou coral; em fendas, onde ficam a espreita de alguma presa. Sua boca é relativamente grande. Possuem grandes e longos raios em suas nadadeiras coloridas com listas, cheias de pintas ou marcas o que lhes permite uma boa camuflagem. Pode mudar de cor em poucos segundos (mimetismo). Embora no aquário fiquem mansos, no mar são muito perigosos, porque possuem espinhos venenosos dorsais e operculares, que provocam dolorosos ferimentos em peixes de espécies diferentes e mesmo em nadadores que se descuidam. Portanto é preciso muito cuidado ao lidar com eles.
Difere dos outros peixes leão do gênero Pterois, pois tem os raios das nadadeiras peitorais juntos ate quase a ponta, enquanto nos Pterois, eles são separados em sua maior extensão. É pequeno com as nadadeiras peitorais muito grandes.
O corpo é avermelhado, com duas ou três faixas verticais escuras na cabeça e cinco ou sete no corpo. As nadadeiras moles dorsais, caudal e anal, possuem carreiras de pontos escuros.
É um predador por natureza, e por isso, não deve ficar no mesmo aquário com pequenos peixes, pois em geral os devora.
8.0 a 9.0
1.023 a 1.025
24 a 28 ºC
É um predador por natureza, e por isso, não deve ficar no mesmo aquário com pequenos peixes, pois em geral os devora.
Seu veneno não é tóxico como o dos peixes do gênero Pterois, mas sua ferroada é muito dolorosa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário