Você sabe preparar água salgada para aquário marinho? Bom, é muito fácil, mas alguns detalhes devem ser observados para evitar problemas indesejáveis.
Para fazer a água salgada é recomendável a utilização de água de Osmose Reversa, evitando a entrada de elementos indesejáveis, como nitrato e fosfato. O filtro de Osmose Reversa pode ser encontrado em nossa loja virtual, aqui: http://www.emporioaquatico.com.br/ro-di-2/osmose-reversa.html. Dependendo da pressão da água que chega na torneira onde o filtro será ligado, pode ser necessária a utilização de uma bomba pressurizadora, que pode ser encontrada no link acima. Não esqueça de trocar as mídias que vão no filtro para não ter problemas de algas no seu aquário.
Nunca utilize água diretamente da torneira, nem mineral para fazer a água salgada. Você poderá ter um surto grande de algas, além de correr o risco de inserir elementos tóxicos no aquário, como o Cloro. Prepare a água de Osmose Reversa em um balde de uso exclusivo para o aquário. Não corra o risco de misturar produtos químicos na água!
Escolha um sal de boa qualidade. Existem muitas opções para você escolher no mercado. Se tiver um aquário com corais, procure os melhores, assim, conseguirá manter mais facilmente os níveis ideais dos elementos como cálcio e magnésio. Se seu aquário for apenas de peixes, não precisa investir em um sal muito caro. Veja muitas opções de sal aqui: http://www.emporioaquatico.com.br/condicionadores-e-suplementos-1/sal.html.
O próximo passo é misturar o sal, mas não na água ainda! O sal sofre muita vibração durante todo o transporte de onde foi produzido até a sua casa. Nesse processo, alguns elementos mais pesados tendem a ir para o fundo do balde ou pacote, enquanto outros mais leves tendem a subir. Assim, é necessário misturar o sal para que fique homogêneo e não haja variações de concentração dos elementos químicos.
Após misturar o sal, você pode começar a adiciona-lo no balde com a água de Osmose Reversa. Para facilitar a mistura, utilize uma bomba para aquário, veja aqui algumas opções: http://www.emporioaquatico.com.br/bombas-2/circulacao.html. Coloque o sal aos poucos para evitar a precipitação de alguns elementos como o Magnésio. Utilizando preferencialmente um refratômetro, vá medindo a densidade da água até que ela chegue no nível desejado. Veja aqui densímetros e refratômetros: http://www.emporioaquatico.com.br/testes-e-controladores-1/densidade.html. Atente para a temperatura da água, pois a temperatura altera a leitura da densidade! Tenha um termômetro para preparar sua água: http://www.emporioaquatico.com.br/testes-e-controladores-1/termometros.html. Veja na tabela abaixo:
A densidade da água dependerá do tipo de aquário. Se tiver corais, procure manter em 1025. Se for apenas de peixes, pode deixar em 1022. Quando chegar na densidade desejada, deixe a água misturando com uma bomba por 24 horas para que os níveis de oxigenação e pH aumente e se pareçam com os do aquário. Se tiver muito frio no ambiente, pode ser necessária a utilização de um aquecedor para elevar a temperatura da água da troca próxima à do seu aquário
Nenhum comentário:
Postar um comentário