quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Peixe-Corda


Peixe-Corda
Erpetoichthys calabaricus
Snakefish, Ropefish e Reedfish
Polypteridae
África Ocidental, podendo ser encontrado da Nigéria ao Congo

Seu formato ofídico é uma de suas principais características. Ainda assim, foi a associação de sua forma com uma corda que acabou servindo de inspiração para seu nome popular.
Sua coloração é marrom com tons de verde-oliva no dorso e de amarelado ao alaranjado no ventre. Suas nadadeiras são pretas com pontas translúcidas.
É um peixe de hábitos noturnos, e compensa sua fraca visão com um olfato extremamente apurado.

Peixe pacífico, não territorial, mas predador. Pode ser mantido solitário ou em grupos. Quando em grupos ou com seus parentes da família Polypteridae, possuem o interessante comportamento de se empilharem e enroscarem.
Todo o Aquário
6.0 a 8.0
-
-
22 a 30 ºC
35 cm

Carnívoro. Caça ativamente larvas de inseto, vermes e crustáceos. Aceita alimento congelado e ração (para carnívoros de fundo). Como dito acima, pode predar peixes pequenos o suficiente para caberem em sua boca (pequenos poecilídeos, por exemplo).

Até o momento, ainda não foi relatada em aquários. Em teoria, similar aos parentes da família Polypteridae.

Os machos possuem de 12 a 14 raios na nadadeira dorsal e a fêmea entre 9 e 12. Além disso, quando maduros sexualmente, os machos apresentam a nadadeira anal mais larga.

Os Peixe-Corda, como os demais membros da família Polypteridae, possuem uma bexiga natatória adaptada como um pulmão primitivo, que os permite respirar ar atmosférico. Por isso, é importante que tenham acesso a um espaço entre a linha d’água e a tampa do aquário.
Sua capacidade de respirar fora d'água, lhes permite viver em águas pobres em oxigênio (ambiente hipóxico). Contudo, isso não significa que dispensem um aquário bem cuidado.
Um aquário com base de 100x40cm pode abrigar um exemplar da espécie. Tanques mais largos e compridos são recomendáveis.
Os Peixes-Corda são notórios por fugas espetaculares, o aquário deverá ser bem tampado, pois qualquer brecha poderá se tornar uma rota de fuga (muitos proprietários se surpeendem quando encontram seu Corda desaparecido “vivendo” em um canister ou sump. Além disso, distrações também podem ser fatais... Não esqueça de tampar bem o aquário depois das manutenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário