quinta-feira, 26 de março de 2015

Tomate


Tomate
Amphiprion frenatus
Fire Clown, Tomato Clown
Pomacentridae-Amphiprion
Do Japão à Singapura e Filipinas

São também conhecidos por “peixes anêmona” , devido ao fato de viverem em simbiose com as anêmonas do mar. São talvez, os melhores e mais conhecidos peixes de aquário marinho, pois são muito resistentes e não dão problemas de alimentação. Adaptam-se muito melhor ao aquário, se este tiver uma anêmona (própria) para ele.

É todo vermelho, exceto por uma faixa branca vertical na cabeça, passando atrás dos olhos. Tem o habito de cavar ou aplainar o local em que se estabelece, pois é talvez o mais territorial dos palhaços, e o faz para facilitar a movimentação da cauda de um lado para o outro, ou para amontoar o cascalho que pega depois com a boca.

Na natureza, vive geralmente em simbiose com uma anêmona. No aquário, vive melhor quando tem um por perto.
Há certos “palhaços” que não gostam de anêmonas, e certas anêmonas que não gosta de palhaços. Sendo assim, é errado pensar que qualquer palhaço entra em simbiose com qualquer anêmona. Esta simbiose, funciona da seguinte forma:
O palhaço usa a anêmona como proteção contra predadores, e alimenta-se dos restos das refeições dela. A anêmona, usa o palhaço como faxineiro particular, alem desse, com suas constantes movimentações, a circulação da água em torno dela. Acredita-se que o palhaço serve como “isca”, atraindo outros peixes para perto da anêmona, para serem capturados por ela.
8.0 a 9.0
1.023 a 1.025
24 a 28 ºC

Alimenta-se de quase todos os tipos de comida que lhe são oferecidos. Deve receber proteínas de origem animal. Gosta muito de artêmias, preferencialmente vivas.

Aceita tanto alimentos frescos quanto preparados ou vivos. Pode desovar em cativeiro. Para esse palhaço, o aquário, pode ou não ter uma anêmona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário