segunda-feira, 6 de abril de 2015

Yellowbar Parrotfish


Yellowbar Parrotfish
Calotomus zonarchus
-
Scaridae
Indo pacífico tropical

São assim chamados porque possuem grandes e fortes dentes fundidos um no outro, fazendo com que sua boca pareça um bico de papagaio. É com esse bico que eles arrancam os corais e outros alimentos e os trituram. Obtêm os alimentos das algas e pólipos de coral, ingerindo-os e excretando o coral triturado como areia, fazendo o papel de verdadeiros britadores. Como possuem escamas grandes e o bico, é preciso cuidado ao manuseá-los. À noite, em geral, se recolhem a um abrigo, no qual ficam ate á manhã do dia seguinte. Alguns constroem, sobre o corpo, um casulo mucoso para protege-los de predadores que se afastam devido ao “cheiro” despistador dessa substancia.

Possuem escamas bem grandes. Os jovens tem o corpo verde mosqueado com cinza com uma faixa vertical amarela no meio Nos jovens machos essa faixa é amarela, nas jovens fêmeas ela é branca. Possuem ainda uma marca avermelhada de cada lado do rosto. Com a idade sua cor muda para uma marrom escuro, manchado e tons mais claros e rosas. O fato de possuir as escamas muito grandes e debruadas, umas de mais claro, outra de mais escuro, criam um interessante efeito, parecendo que elas estão eriçadas.

Um peixe calmo que não dá problemas com as demais espécies, não deve ser colocado em aquários com corais, pelas razões óbvias.
8.0 a 9.0
1.023 a 1.025
24 a 28 ºC

Em cativeiro aceitam bem artêmias, minhocas e outros alimentos vivos ou preparados. Deve ser servido de vez em quando de alimentos verdes.

Espécie raro. Não recomendado para aquários com corais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário