sexta-feira, 13 de março de 2015

Green Terror

green terror 4
Nome científico: Andinoacara rivulatus
Família: Cichlidae
Distribuição geográfica: Noroeste do Peru, oeste do Equador
Habitat: Habitam as margens de rios e riachos
Tamanho máximo: Macho 33cm, fêmea 23cm
Litragem mínima: 250 litros (se for um casal terá que ser bem maior que isso)
Temperatura: 24ºC
pH: 7.0/7.2
green terror 3
Aquário ideal
O aquário ideal para criar o Green Terror deve ter um fino substrato, como areia, alguns galhos e pedras grandes e achatadas que atuarão como local de desova em potencial.
Se existirem outros peixes no aquário, você deve montar o máximo de barreiras visuais que conseguir, infelizmente isso não vai erradicar o problema por completo, mas pelo menos irá ajudar dissipar o comportamento agressivo.
O Green Terror é um tanto quanto sensível a má qualidade da água, portanto exige um ótimo e eficiente filtro biológico adicionado a uma boa manutenção (tpa’s, sifonagem etc)
green terror 5
Alimentação:
Onívoro. Deve ser alimentado com ração para ciclídeos de boa qualidade, e como suplemento para sua dieta, pode ser oferecido alimentos vivos e congelados como minhocas por exemplo.
Ofereça também vegetais como ervilhas e espinafre. Alimentos com grande quantidade de proteína, como coração e outras carnes vermelhas não devem ser oferecidos pois podem ser prejudiciais ao sistema digestivo do peixe.
Compatibilidade
É melhor criado sozinho ou em casal, a não ser que você tenha um aquário enorme, pois essa espécie é geralmente agressiva e territorialista.
Em grandes aquários (+ de 650 litros) o Green Terror pode ser mantido em conjunto com outros ciclídeos robustos.
Não fique atentado a criar um casal em um aquário comunitário, pois a coisa ficará feia se eles decidirem reproduzir.
green terror 6
Dimorfismo Sexual
Como já mencionado, os machos são substancialmente maiores que as fêmeas. Também desenvolvem uma espetacular corcova quando maduros e comumente desenvolvem extensões das barbatanas dorsal e anal, aspectos não observados nas fêmeas.
Na natureza, a corcova aparece somente nas épocas de reprodução, mas em aquários muitas espécies possuem enormes corcova permanentes.
Reprodução
Deve-se obter um par compatível, infelizmente unir peixes já adultos, é um processo complicado, onde machos costumam matar as fêmeas se essas forem simplesmente colocadas junto em um aquário.
Alguns hobbystas tem tido sucesso inserindo uma divisória transparente no meio do aquário, permitindo assim que o macho se acostume com a sua parceira em potencial, então a divisória é removida depois de algumas semanas.
Um método preferível e mais fácil é comprar no mínimo 6 peixes jovens e permitir que formem casais naturalmente. Uma vez que um casal se formou deve-se remover os outros peixes, e quaisquer outro peixe que esteja no mesmo aquário, ou eles provavelmente serão mortos quando a desova tiver início.
O aquário deverá apresentar água mole e levemente ácida (aprox 6.8) e temperatura de 25ºC. Alimente-os com muito alimento vivo e congelado, para que assim seja gerada a condição ideal.
O Green Terror atinge sua maturidade com aproximadamente 12cm,uma vez que você tenha o casal, eles deverão reproduzir sem muito encorajamento vindo do aquarista.
Muitas vezes a desova é iniciada após uma troca de água (30 a 50%). O casal vai escolher e limpar o território onde ocorrerá a desova, que deverá ser uma rocha achatada, um vaso, ou até mesmo um buraco cavado no substrato.
A desova ocorre de maneira similar a de outros ciclídeos, onde a fêmea fará uma linha de ovos antes de sair, permitindo que o macho tome o seu lugar para fertiliza-los. Mais de 400 ovos serão fertilizados. Os ovos eclodirão por volta de 3 a 4 dias, e durante esse tempo, o macho defenderá o território enquanto a fêmea cuida da ninhada.
depois da eclosão, a ninhada será movida para um buraco pré-cavado no substrato onde permanecerão até que tenham nado livre. Isso geralmente leva de 6 a 8 dias, a partir desse ponto os alevinos podem ser alimentados com micro vermes, nauplios de artêmias etc
Os peixinhos deverão ser mantidos com os pais até que se perceba que os cuidados dos pais com os filhotes está diminuindo, se eles forem removidos antes disso, o macho poderá ser induzido a reproduzir novamente com a fêmea, e se esta não estiver pronta pra isso o macho poderá se virar contra ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário