segunda-feira, 6 de abril de 2015

Baiacu


Baiacu
Canthigaster solandri
Sharp Nosed Puffer
Canthigasteridae
Mar Vermelho, Indo Pacífico e Havaí

Distinguem-se por apresentar corpo ovalado nos flancos, ausência da linha de sensibilidade e pequena abertura branquial. Os peixes pertencentes a essa família são dotados de somente uma barbatana dorsal sem espinhos duros e ausência de barbatana ventral.
Os dentes são constituídos de duas placas delgadas e ósseas. Todas as espécies, vivem nas costeiras rochosas e coralíneas, quase sempre de maneira solitária ou em casais. Em caso de perigo, estes peixes completam de água a cavidade ventral de seus estômagos adquirindo uma forma ovalizada.

Nadadeiras claras, exceto a caudal que possui carreiras de pintas douradas semelhantes às que tem no corpo. Possui uma mancha preta debruada de branco ao pé da nadadeira dorsal.

São ótimos parceiros para qualquer tipo de peixe que não seja agressivo; mas no caso de pouca alimentação, costuma atacar as barbatanas alheias.
A família Canthigasteridae apresenta um único gênero (Canthigaster) com cerca de 10 espécies. No Brasil contamos com uma única espécie, o Canthigaster Rostratus
8 a 9
1.023 a 1.024
24 a 27 ºC

 Na natureza, se alimentam dos mais diversos tipos de algas , pequenos crustáceos, moluscos, esponjas e vermes. No aquário, aceitam alimento fresco, sendo desaconselhável sua convivência com invertebrados, por motivos óbvios.

Sua boca é adaptada para raspar corais, resistente, adapta-se bem ao cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário