segunda-feira, 6 de abril de 2015

Baiacu


Baiacu
Canthigaster rostratus
Atlantic Sharp Nosed Puffer
Canthigasteridae
Oeste da Índia, Este da África e Flórida, Brasil no litoral norte

Distinguem-se por apresentar corpo ovalado nos flancos, ausência da linha de sensibilidade e pequena abertura branquial. Os peixes pertencentes a essa família são dotados de somente uma barbatana dorsal sem espinhos duros e ausência de barbatana ventral.
Os dentes são constituídos de duas placas delgadas e ósseas. Todas as espécies, vivem nas costeiras rochosas e coralíneas, quase sempre de maneira solitária ou em casais. Em caso de perigo, estes peixes completam de água a cavidade ventral de seus estômagos adquirindo uma forma ovalizada.

Coloração branca e marrom; malhado, com tons de amarelo nas pontas das barbatanas e ao lado da cabeça.

 São ótimos parceiros para qualquer tipo de peixe que não seja agressivo; mas no caso de pouca alimentação, costuma atacar as barbatanas alheias.
A família Canthigasteridae apresenta um único gênero (Canthigaster) com cerca de 10 espécies. No Brasil contamos com uma única espécie, o Canthigaster Rostratus
8 a 9
1.023 a 1.025
24 a 27 ºC

Na natureza, se alimentam dos mais diversos tipos de algas , pequenos crustáceos, moluscos, esponjas e vermes. No aquário, aceitam alimento fresco, sendo desaconselhável sua convivência com invertebrados, por motivos óbvios.

Sua alimentação, deve ser mais variada possível, baseada em proteínas frescas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário