terça-feira, 17 de junho de 2014

Acará Bandeira

Um amigo colorido... (outros nomes: Peixe-anjo, Acará Bandeira)

Escalar
origem:Bacia do rio amazonas, Guiana
data de origem:Schultze in Lichtenstein, 1823
esperança de vida:10 anos
nome científico:Pterophyllum scalare
família:Cichlidae
tamanho:10 para 15 cm
temperatura:22 para 26 °C

História 

O Escalar é um peixe oriundo da América do Sul, mais concretamente da Bacia do Amazonas e de todos os afluentes. Encontra-se junto às margens de rios e ribeiros.

O Escalar é uma das espécies mais populares entre os aquariofilistas. A sua fácil reprodução e manutenção fazem com que seja uma espécie bastante comum no mercado e por isso muito acessível.

Temperamento 

O Escalar é um peixe pacífico. Gosta de estar em cardume, mas os peixes devem ser introduzidos no aquário comunitário como juvenis, porque os adultos podem comer os juvenis.

Aquário 

Ao comprar este peixe, deve ter em mente o tamanho que atinge em idade adulta, pois o Escalar é commumente vendido por lojista a principiantes que não têm as estruturas necessárias para receber um peixes deste porte.
O aquário de um Escalar deve ter no mínimo 100 litros. Como animal de cardume, o Escalar deve ser mantido em grupos de, no mínimo 4 indivíduos, ou casal.
O PH deve estar entre 6 e 7. A dureza da água deve centrar-se entre 3 e 10 dH. A temperatura pode variar entre os 22ºC e os 28ºC.

Saúde 

Este peixe é sensível a água contaminada. O nitrito presente na água nessas condições pode-lhe provocando podridão nas pontas das barbatanas.

Dieta 

O Escalar alimenta-se de insectos, larvas e peixes. Em cativeiro é fácil de alimentar, recorrendo-se a rações à venda em lojas de animais e suplementando com alimento vivo ou congelado.

Reprodução 

A reprodução do Escalar é fácil. O Escalar tende a ser monógamo, sendo difícil juntar um Escalar com outro indivíduo, depois de esse já ter escolhido o seu par.

O Escalar atinge a maturidade sexual entre os 6 e os 12 meses, dependendo das condições do aquário. Aos três anos, a frequência do acasalamento decai e pode mesmo cessar.

A fêmea deposita os ovos numa superfície por ela escolhida no aquário. Essa superfície pode ser uma planta ou um tubo ou placa em pvc introduzida com esse fim. O macho fertiliza os ovos. Podem ser depositados 100 ou mais ovos, conforme o tamanho e condição física da fêmea.

O casal cuida dos ovos em conjunto. Após alguns dias, os ovos eclodem, mas os recém-nascidos mantém-se no mesmo sítio, alimentando-se dos próprios sacos. Ao fim de uma semana, os peixes começam a nadar livremente no aquário. 

Variedades 

Existem várias variantes do Escalar que se traduzem em belas e diferentes colorações.

  • Prateado – A coloração encontrada em estado selvagem. De corpo prateado e olhos vermelhos, tem três riscas verticais que variam, tornando-se mais intensas ou mais pálidas, conforme a disposição do peixe.
  • Dourado – Sem olhos vermelhos ou riscas verticais, a cor deste tipo de Escalares é um castanho claro, semelhante ao dourado.
  • Zebra -  Nesta variedade, o número de riscas verticais é maior, entre 4 e 6. É uma das variedades mais apreciadas.

Smokey, Chocolate, castanho, Mármore, Leopardo, Koi, entre outras, são diferentes colorações em que se pode apreciar o Escalar.


http://arcadenoe.sapo.pt/raca/escalar/277

Nenhum comentário:

Postar um comentário