quinta-feira, 26 de junho de 2014

Tylomelania sp. "poso"

Tylomelania  sp  poso
 Tylomelania sp. "poso"


Biótopo:
Não Ciclídeos - Invertebrados
Distribuição Geográfica / População:
Lago Poso (Lake Poso), sulawesi (Indonésia)
Características da água:
PH: 7 a 8

Temperatura: 26ºC a 30ºC (no meu aquário mantenho a apenas 24ºC, já lá vão mais de 6 meses, até agora sem problemas, a não ser a pouca actividade dos caracóis. Apesar disso os nascimentos são frequentes)

Alimentação:
Estes animais são herbívoros e detritívoros. Em aquário aceitarão vários tipos de legumes, tais como alface e cenoura, assim como alguns alimentos para peixes de fundo (Lorícarideos, corydoras etc). Também desempenharão um importante papel na limpeza do fundo do aquário (como já mencionei, são detritívoras), alimentando-se dos restos e das fezes dos peixes. Podem “atacar” certas plantas dos nossos aquários.
Dimorfismo Sexual:
Não existe.
Tamanho Máximo:
6cm para ambos os sexos, por vezes um pouco mais.
Comportamento:
Bastante pacíficas. Não demonstram qualquer agressividades para com outros moluscos ou crustáceos (muito menos para com peixes). É importante não introduzir espécies agressivas ou que lhes façam grande concorrência alimentar (as minhas têm-se aguentado muito bem com mbunas).
Passam a maior parte do tempo no fundo do aquário, tendo até, por hábito, enterrar-se no substrato (é importante ter-se um substrato “fino”, o mais aconselhado é areia com 1-2mm de granulometria) em busca de alimento (que em aquário passam por restos e fezes, daí a já referida importância na limpeza do mesmo).
Reprodução:
Estes caracóis são vivíparos, dando à luz juvenis completamente formados com cerca de 3mm. Estes juvenis são uma cópia dos pais, à excepção da coloração, menos vistosa, que evoluirá com a idade. Cada tylomelania dará à luz um juvenil, aproximadamente de 2-3 em 2-3 semanas. O seu crescimento é bastante lento: cerca de 1,5cm nos primeiros 3 meses (nos meus juvenis noto um crescimento ainda mais lento). Não são por isso caracóis que possam vir a formar uma praga.
Tamanho mínimo do aquário:
Cerca de 60-80L como mínimo para alguns indíviduos.
Outras Informações:
Este nome (sp. poso) é temporário, indicando apenas que a espécie é proveniente do lago poso. Existem várias outras espécies classificadas como “sp” provenientes deste lago (ainda muito pouco estudado) que poderão adoptar também este nome.
Autor:
Diogo do Carmo Julião


http://www.ciclideos.com/tylomelania-sp-poso-f177.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário