Esse belíssimo espécime é também um ciclídeo, mas não se engane, trata-se de um ciclídeo americano e não africano, mais detalhadamente um ciclídeo amazônico.
Em alguns sites existe a informação que o Acará Severo Gold é uma seleção em laboratórios norte americanos do Acará, peixe comum na bacia amazônica.
Em alguns sites existe a informação que o Acará Severo Gold é uma seleção em laboratórios norte americanos do Acará, peixe comum na bacia amazônica.
O Severo Gold apesar do nome é um Ciclídeo dócil e convive bem com a grande maioria dos peixes. Em meu aquário o Severo Gold convive com Ciclídeos Africanos e sem grandes complicações para ele. É um peixe imponente e bastante interativo, curioso procura verificar e dar atenção a tudo que se aproxima do aquário.
Como dizia, meu Severo Gold apelidado de “Supla” vive bem há 6 anos no aquário de ciclídeos africanos. No entanto, o ideal é deixá-lo em um aquário com pH menor (algo entre o neutro e o ligeiramente ácido). O Severo Gold fica explendido em aquários plantados em companhia de Discus e outros Acarás.
Sua reprodução em cativeiro não costuma ser fácil, no entanto, segundo algumas informações também não é impossível. O peixe deposita seus ovos e como característico do grupo dedica bastante atenção a sua prole.
O Severo Gold se alimenta de praticamente tudo, é um peixe onívoro. Vale lembrar que rações de boa qualidade que privilegiam a exuberância das cores são muito bem vindas ao Severo Gold.
Prepare um aquário grande para o inserir, é um peixe que de acordo com as condições da água e da alimentação, tem crescimento rápido. Recomendo aquários acima de 100 L, sendo importante verificar se ele não irá conviver com outros peixe de grande porte, caso contrário, prepare um habitat acima dos 200 L.
Considerações técnicas Nome Científico – Heros severum
Nome Popular – Acará Ouro, Severo Gold, Acará Severo Gold
Tamanho máximo – pode alcançar mais de 15 cm quando adulto
Coloração – Amarelo /ligeiramente alaranjado; listras mais evidentes em destaque.
Aquário ideal - Acima de 100 L
Origem – Bacia do Rio Amazonas (América do Sul)
Alimentação – Onívoro; todo tipo de ração, privilegie rações que favorecem o desenvolvimento das cores e o crescimento.
pH ideal - Entre 6,5 e 7.2
Temperatura - 25ºC à 29ºC
Comportamento – Bastante pacífico no geral.
http://bioaquario.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário