sábado, 21 de junho de 2014

Betta

 (outros nomes: Siamese fighting fish (EN))

Betta
origem:Ásia (Tailândia, Malásia)
nome científico:Betta splendens
família:Osphronemidae
tamanho:6 para 8 cm
temperatura:25 para 30 °C

Descrição

Através de seleções genéticas, estes peixes sofreu numerosas alterações, apresentando, quando no seu habitat natural barbatanas curtas e cores pardas. Em cativeiro, através da selecção dos criadores, o combatente, é dotado de cores brilhantes e barbatanas dorsal, anal e caudal de grandes dimensões. As barbatanas ventrais são compridas e em forma de espada.

Existem várias variedades de peixes criadas artificialmente. O Betta Combatente foi sendo seleccionadocom base na sua coloração, mas também agressidade, uma vez que na Tailândia, são organizadas lutas de morte entre estes peixes.

Algumas variedades de Bettas são: Halfmoon e Doubletails. É efectivamente a cauda do Betta que se tem vindo a modificar.

Temperamento

Os machos são bastante aguerridos, pelo que deve ser apenas um macho em cada aquário, juntamente com uma ou duas fêmeas. As fêmeas toleram-se mais facilmente e podem conviver num aquário bem plantado. Ambos os sexos dão-se bem com outras espécies e podem viver em aquário comunitários. A regra é não juntar nesse aquário outros peixes da mesma espécie. 

Aquário 

Os Bettas Combatentes gostam águas pouco profundas e nadam perto da superfície. Para alojar um Betta Macho, aconselha-se um aquário com 20 a 40 litros. Os bettas gostam de aquários plantados.

Substrato

Areia específica para aquários ou cascalho fino dão bons susbtratos.

Temperatura

A água deve estar a uma temperatura entre os 25 e os 28º C.

PH

Em média, o PH deve situar-se entre os 6,5 e os 7.

Sociabilidade 

Os Bettas são peixes sociáveis com outras espécies, mas não toleram um betta macho ou um macho de outra espécie no mesmo aquário. Podem mesmo ''combater'' até á morte pelo território.

Dieta 

Existem no mercado rações específicas para estes peixes que são uma boa base alimentar, mas não devem ser a fonte exclusiva de alimento. Deve dar regularmente ao Betta Combatente larvas, tais como bloodworm, e artémias.

Reprodução

A reprodução do Betta Combatente é muito curiosa. Deve colocar um casal num recipiente pequeno, cerca de 10 litros, mas separados, através de um vidro, rede, etc... Quando o macho vê a fêmea, constrói um ninho de bolhas que vai alterar a composição química da água. Nessa altura deve reunir o casal. O macho persegue a fêmea e abraça-a até que ela solte os ovos que o macho fecunda de seguida. Após a fecundação, os ovos são levados para o ninho de bolhas pelo progenitor. A fêmea deve de seguida ser retirada do aquário porque pode tentar comer os avos, que o macho defenderá até à morte.

É o macho que se encarrega de cuidar dos ovos e dos alevins. Quando os alevins estivem a nadar normalmente, na horizontal, o macho deve ser retirado do aquário. Os alevins têm geralmente um crescimento rápido

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/betta/102

Nenhum comentário:

Postar um comentário