terça-feira, 17 de junho de 2014

Molinésia Amazona

 (outros nomes: Molly)

Molinésia Amazona
origem:Sul dos EUA, América do Sul (México e Venezuela).
data de origem:1859 (Girard)
nome científico:Poecilia formosa
tamanho:5 para 10 cm
temperatura:23 para 28 °C

História 

A Molinésia Amazona habita as águas do México e no Sul dos Estados Unidos da América, mais concretamente no Texas. Encontra-se em rios de água doce e temperatura quente.

É uma espécie híbrida que resultou do cruzamento entre a P. Latipinna e a P. Mexicana com quem partilha território.

A Molinésia Amazona reproduz através de partenogênese. Isto significa que tem de acasalar com um macho, mas o material genético deste não é transmitido à prole. Ou seja, as crias são clones, cópias idênticas, da progenitora. Esta característica fez com que a população de Molinésias Amazonas seja composta exclusivamente por elementos femininos. Daí que o nome da espécie faça referência às Amazonas, uma tribo da mitologia grega constituída apenas por mulheres guerreiras.

Temperamento 

A Molinésia Amazona é uma espécie sociável que necessita inclusivamente da presença de machos de outras espécies de Molinésias para se poder reproduzir. Contudo, pode perseguir peixes de espécies mais pequenas.

É uma espécie fácil de manter pois é resistente, mas não é geralmente recomendada para principiantes.

Aquário 

A Molinésia Amazona gosta de águas calmas, quentes e límpidas. A temperatura deve rondar os 22 e os 27ºC, a água deve ser dura (100/150 mg/l) e alcalina (7,5 PH). Contudo é uma espécie resistente e sobrevive num habitat bastante diversificado que pode mesmo ter correntes fortes, com água misturada com terra e até em zonas com muita a nenhuma vegetação.

Descrição

Esta espécie é constituída apenas por fêmeas, não sendo necessária sexagem dos indivíduos. Ocasionalmente nascem machos, 1 em cada 10 mil, pensa-se, mas por ser uma situação tão rara e por não terem impacto na sobrevivência da espécie, considera-se apenas os indivíduos femininos.

A Molinésia Amazona pode atingir os 9,6 cm, embora o tamanho médio se situe nos 5,5 cm.

Reprodução

A Molinésia Amazona atinge a maturidade sexual entre o primeiro e o sexto mês de vida. Para estimular a reprodução é necessário ter um macho de uma destas espécies no aquário: P. latipinna, P. mexicana, P. latipunctata, ou mais raramente P. sphenops.

http://arcadenoe.sapo.pt/raca/molin_sia_amazona/300

Nenhum comentário:

Postar um comentário