terça-feira, 17 de junho de 2014

Barbo Tigre

 (outros nomes: Barbus Tetrazona (FR), Tiger Bard (EN))

Barbo Tigre
origem:Indonésia, Sumatra e Bornéu
data de origem:Bleeker, 1855
esperança de vida:6 anos
nome científico:Barbus tetrazona
família:Cyprinidae (Ciprinídeos)
tamanho:6 para 7 cm

História 

O Barbo Tigre é um peixe de habitates muitos variados. Vive ao largo da Indonésia, mas são também encontrados em várias partes do Sul da Ásia.

Este é um peixe bastante conhecido na comunidade aquariofilia e muito fácil de encontrar nas lojas da especialidade.

Temperamento 

Bastante rápido e de temperamento agressivo, o Barbo Tigre mordisca os peixes de barbatanas longas e ataca as espécies mais pacíficas. Os peixes mais pequenos são também vulneráveis junto desta espécies. Devem por isso ser mantidos em grupos numerosos pois deste modo tornam-se mais calmos.

Betas, guramis, gupies, escalares não devem estar junto com barbos. Estes são mais indicados para partilhar o aquário com danios, platis e peixes-gato.

Aquário 

O Barbo Tigre é um peixe bastante activo e deve por isso ter bastante espaço à disposição, no mínimo 100 litros. O aquário deve ter bastante vegetação.

Apesar de ser um peixe muito resistente em relação às condições da água é bastante frágil no que diz respeito a doenças. Gosta de explorar o solo em procura de comida e ao comer o que não deve, pode facilmente ficar doente. É por isso bastante importante ter um boa filtragem.

A temperatura da água deve ser mantida entre os 20 e os 26ºC, com um PH entre 6 e 8. A dureza da água não baixar dos 5 nem ultrapassar os 19 dGH.

Por se tratar de um peixe relativamente agressivo, não deve ser mantido com espécies de barbatanas longas, pacíficas e calmas ou de tamanho menor. Os barbos são contudo peixes de cardume e devem ser mantidos em grupo, no mínimo de 5 indivíduos.

Descrição 

A sua coloração amarela dourada é quebrada por quatro listas negras verticais e pelo focinho vermelho. Este peixe chega a atingir os 7 cm.

O Barbo Tigre atinge a maturidade sexual quando mede entre 2 a 3 cm, ou seja, aproximadamente entre 6 e as 7 semanas.

Existem algumas mutações de cor nesta espécie, que são progressivamente mais procuras: o barbo verde e o dourado, sem listas.

Reprodução 

A reprodução é bastante fácil, embora se deva ter bastante cuidado neste período com a qualidade e temperatura da água. A temperatura ideal para a reprodução ronda os 26º C e o PH deve marcar 7.

Os machos podem atacar e chegar mesmo a matar as fêmeas que não estão ainda prontas para acasalar. Por isso o melhor é separar um casal de barbos tigre e colocá-los num aquário pequeno, 20 litros são suficientes.

É posto um número significativo de ovos que eclodem ao fim de dia e meio. Os progenitores devem ser retirados assim que acabar a fertilização dos ovos, pois alimentam-se dos ovos que puseram. Em quinze dias, os jovens ganham tamanho, atingindo 1 cm, e riscas.


http://arcadenoe.sapo.pt/raca/barbo_tigre/101

Nenhum comentário:

Postar um comentário