quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Aequidens diadema


Aequidens diadema
 Aequidens diadema


Biótopo:
América do Sul - Acaras
Distribuição Geográfica / População:
Rio Negro e Rio Orinoco
Características da água:
PH - 6.0 a 7.0
Temp. - 23 a 28 ºC.
Alimentação:
Em aquário é facilmente alimentado com artémia, larvas de mosquito, dáfnia, granulados e flocos comerciais. Há, ainda, quem os alimente com pequenos peixes vivos (nomeadamente peixes do grupo dos tetras). Facilmente abocanham, também, gastrópodes. Esta espécie possui, então, hábitos predatórios, embora seja omnívora.
Dimorfismo Sexual:
São monomórficos. Mas os machos tendem a ficar maiores que as fêmeas. Os machos adultos possuem barbatanas com filamentos extremamente longos, sendo estes mais curtos e arredondados nas fêmeas, especialmente na barbatana dorsal.
Tamanho Máximo:
Macho – 15 cm.
Fêmea – 12 cm.
Comportamento:
É uma espécie de temperamento moderado para um ciclídeo, no entanto, poderão comer alguns peixes mais pequenos que coabitem no aquário, tais como pequenos tetras. Podem coabitar com outros ciclídeos, desde que estes sejam do mesmo tamanho que os A. diadema, de forma a que não lhes sirvam de alimento.
Reprodução:
Depositam os ovos em substratos, como vegetais e pedras. Os ovos eclodem cerca de 60 horas após a postura.
Tamanho mínimo do aquário:
1,20m para um casal.
Outras Informações:
Desaconselha-se a manutenção desta espécie com tetras de pequeno porte (como neóns ou cardinais) uma vez que estes podem predá-los. São animais bastante interessantes de uma beleza singular, que devem ser mantidos em aquários grandes e espaçosos para que possam nadar livremente, devido ao seu porte considerável. Em aquários pequenos o risco de interacções agonísticas entre o macho e a fêmea é elevado. Por isso, e por não se desfrutar da potencialidade do comportamento desta espécie, desaconselha-se a sua manutenção em aquários pequenos. Não são escavadores, e isso é bem notório na forma da sua boca, quando comparada com espécies escavadores como as do género Geophagus.
Autor:
Tiago Jesus
http://www.ciclideos.com/aequidens-diadema-f146.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário