quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Apistogramma paulmuelleri


Apistogramma paulmuelleri
 Apistogramma paulmuelleri


Biótopo:
América do Sul - Anões
Distribuição Geográfica / População:
Apenas conhecido na localidade tipo, conhecida como "pequena quebrada" perto da estrada de Iquitos a Nauta, no Peru.
Características da água:
Temperatura: 22º-30ºC
pH: 4,0- 6,5
Dureza baixa
Alimentação:
Esta espécie é carnívora e no seu habitat natural alimenta-se de pequenos invertebrados.
No aquário podem ser alimentados com larvas de mosquito, artémia e dafnia congelada e alimento granulado para ciclídeos anões.
Dimorfismo Sexual:
A diferença mais notória é no tamanho, em que o macho é muito maior que a fêmea.
A coloração também é bastante diferente já que o macho é acizentado com manchas azuis e vermelhas na face e a fêmea tem um tom amarelado que se intensifica na altura da reprodução.
Tamanho Máximo:
Macho 7cm e fêmea 5cm.
Comportamento:
Para não fugir a regra, é uma espécie um pouco agressiva. Não é aconselhável juntar com outras espécies de ciclídeos semelhantes.
O racio ideal é somente um casal já que a agressividade intra-espécie é muito elevada, acabando mesmo por levar a morte.
Reprodução:
Tal como a maioria dos Apistogrammas a fêmea faz a postura numa toca ( em aquário é costume usar-se casca de coco ) e o macho irá fertilizar os ovos cabendo á fêmea defender a sua postura. Cerca de uma semana depois a fêmea sai com os alevins protegendo-os ferozmente.
Nessa altura deve-se prestar atenção ao relacionamento do casal, pois a fêmea fica super agressiva podendo mesmo chegar a matar o macho.
Tamanho mínimo do aquário:
80cm para um casal
Outras Informações:
Esta espécie tem o código A52 do sistema de numeração DATZ e no comércio são conhecidas várias designações, como Apistogramma sp "masken", Apistogramma sp. "apache, etc...
Apenas no ano de 2013 foi feita nova descrição da espécie para Apistogramma paulmuelleri.
Esta designação é uma homenagem ao falecido Professor Emérito Dr. Paul Mueller conhecido como um dos principais biogeógrafos das últimas décadas, que fez uma série de contribuições significativas para a nossa compreensão das origens de ciclídeos neotropicais, incluindo o género Apistogramma.
http://www.ciclideos.com/apistogramma-paulmuelleri-f304.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário