quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Anomalochromis thomasi


Anomalochromis thomasi
 Anomalochromis thomasi


Biótopo:
Outros Africanos - Rios Africanos
Características da água:
pH : 6º à 7.3º
Alimentação:
Dos peixes mais fáceis de alimentar (um pouco à imagem da generalidade dos ciclideos dos rios africanos). Comem de tudo e em grandes quantidades apesar do seu pequeno tamanho. Flocos, granulados, comida congelada de todo o tipo e comida viva é aceite com voracidade.
Dimorfismo Sexual:
Virtualmente impossível de distinguir. Só aquando da desova poderão ser notadas algumas diferenças mais a nível comportamental. Em alguns casos os machos podem ficar ligeiramente maiores.
Tamanho Máximo:
Macho: 7 cms
Fêmea: 7 cms
Comportamento:
Ignorando quase em absoluto todos os peixes do aquário apenas revelam alguma agressividade entre indivíduos da própria espécie. Ainda assim estes níveis de agressividade não são de todo preocupantes quedando-se apenas por algumas corridas e pouco mais. Podem tornar-se predadores de alevins (Guppys por exemplo) não ameaçando contudo os adultos.
São animais que gostam de nadar ao mesmo tempo que sentem necessidade de ter refúgios. Como tal um aquário equilibrado exige-se, devendo existir zonas abertas por onde os peixes andam habitualmente e também alguns troncos, plantas e rochas para que se possam esconder se sentirem necessidade. São peixes muito desinibidos e que muito depressa aprendem a comer à mão sem qualquer receio.
Reprodução:
Espécie de casal tipicamente formam laços duradouros. Dada a dificuldade de sexar estes animais idealmente devemos manter um pequeno grupo por forma a que naturalmente a formação do casal ocorra. Após esse processo o casal efectua a postura por norma numa superfície lisa (comportamento que faz lembrar os big boys americanos) e guarda os ovos de forma veemente. Após a eclosão mantém-se atentos aos alevins ainda que não sejam dos protectores mais exemplares. É impossível que nas primeiras posturas os pais acabem por comer os alevins, comportamento que tende a desaparecer com o evoluir das posturas. O crescimento das crias é rápido e ao cabo de 6 a 7 meses estão também eles prontos a serem pais.
Tamanho mínimo do aquário:
60 litros para um casal.
Outras Informações:
Excelentes peixes para quem se quer iniciar no hobbie dada a facilidade de manutenção. Não são ainda assim das espécies mais fáceis de reproduzir pelo que não deixam de ser um desafio bastante interessante para quem começa nos ciclideos e também para quem tem já alguma experiência. Actualmente é uma espécie pouco difundida no hobbie depois de tempos gloriosos no passado. Esperemos que seja uma questão de moda e que volte à ribalta o quanto antes pois é sem dúvida um peixe fascinante. De salientar a sua proximidade com o genero Hemichromis (chegou mesmo a estar classificada como tal) e é comummente chamado de Peixe Jóia Anão ou de Ciclideo Borboleta.
Autor:
Nelson Oliveira
http://www.ciclideos.com/anomalochromis-thomasi-f85.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário