quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Heros severus


Heros severus
 Heros severus


Biótopo:
América do Sul - Heros
Distribuição Geográfica / População:
Ocorre ao longo de toda a faixa norte da bacia amazónica. A localidade tipo está registada em Marabitanas, no alto do Rio Negro no Brasil. Na Venezuela e Colômbia encontram-se várias populações como nos Rios Arauca, Cunaviche, Caura, Vichada e Casiquiare.
Características da água:
Razoavelmente tolerante e resistente, no entanto, à semelhança da maioria dos ciclídeos sul americanos, prefere águas suaves (dH: 5-10) e ácidas (pH 6,0-7,0). A temperatura poderá oscilar entre os 24º C e 29º C
Alimentação:
Espécie omnívora, sempre com grande apetite e que aceita bem a maioria dos alimentos oferecidos, desde comida seca, a comida congelada e também vegetais. Poderá considerar algumas plantas como alimento, assim como qualquer outra espécie que lhes caiba na boca.
Dimorfismo Sexual:
O dimorfismo sexual começa a notar-se muito cedo. O macho é mais corpulento e maior. As barbatanas dorsal e anal, são também mais pontiagudas e apresenta vários pontos vermelhos espalhados pelo corpo e face.
Tamanho Máximo:
Macho: 20cm.
Fêmea: 15 cm
Comportamento:
É uma espécie pacífica e calma, que raramente entra em conflitos com outros companheiros do aquário. Pode revelar uma grande timidez e necessita de estar muito bem adaptada ao espaço. A atenção concentra-se intra-espécie e os machos tornam-se muito maçadores e persistentes para as fêmeas, sendo essencial uma decoração que permita o refúgio das fêmeas nas insistências dos machos. Na defesa das posturas, tornam-se mais territoriais, como é normal, mas sem grande agressividade.
Reprodução:
Incubador bocal larvofilo biparental.
O casal, depois de formado, escolhe um local do aquário e limpa uma superfície para colocar os ovos, como uma pedra, tronco ou até o vidro. Após 2 a 3 dias os ovos eclodem e as larvas são recolhidas na boca por ambos os progenitores. A incubação bocal continua e ao fim de uma a duas semanas, começam a soltar os alevins aos poucos e sempre que não há perigo. O interesse do casal com a postura vai-se desvanecendo com o passar do tempo, sendo essencial retirar os pequenos caso existam potenciais predadores no aquário.
Tamanho mínimo do aquário:
O aquário deve ter pelo menos 150 cm de comprimento, com uma decoração a delimitar territórios e também esconderijos que lhes proporcione segurança.
Outras Informações:
Trata-se de uma espécie muito atraente no que toca à coloração, que pode alternar significativamente consoante o seu estado de espírito, sendo por isso muito fácil perceber como se sentem.

A desinformação sobre esta espécie é enorme. A maioria das fichas desta espécie encontradas na internet estão erradas. É frequente encontrarmos Heros seveus à venda em lojas, mas que na verdade, nunca o são. As diferenças com as restantes espécies do género são notórias, pois além de serem os únicos incubadores bocais, têm o corpo menos arredondado, a boca mais pequena e a cabeça mais ponteaguda. Em adultos, têm uma coloração pigmentada de vermelho no corpo e os olhos com um vermelho vivo. Apenas a sétima faixa vertical junto à cauda permanece fortemente visível. Esta faixa poderá ser um identificador chave quando são jovens, já que ao contrário das restantes espécies do género, pode estender-se à barbatana dorsal, mas nunca à anal.
http://www.ciclideos.com/heros-severus-f285.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário