quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cleithracara maronii


Cleithracara maronii
 Cleithracara maronii


Biótopo:
América do Sul - Anões
Distribuição Geográfica / População:
Esta espécie é proveniente do Rio Maroni na Guiana Francesa, também ocorre na maioria das bacias deste país. Pode-se encontrar no Suriname, na Venezuela ocorre na região do delta do Orinoco.
Características da água:
Temperatura: 26º C – 29º C
pH- 5 -7.0
Alimentação:
É uma espécie omnívora, no seu habitat alimenta-se de insectos, invertebrados, detritos orgânicos, entre outras coisas. Em aquário não são esquisitos e pode-se providenciar um pouco de tudo, comida congelada, comida viva, (artémia, larvas de mosquito, daphnias), flocos e granulados.
Dimorfismo Sexual:
Impossível de sexar enquanto são juvenis uma vez que não existe dimorfismo nesta fase.
Quando chegam a adultos os machos crescem um pouco mais e a barbatana dorsal e anal ficam consideravelmente maiores do que as da fêmea.
Tamanho Máximo:
Tanto macho como fêmea podem ficar com cerca de 10/11cm
Comportamento:
É uma espécie muito pacifica excepto em alturas de reprodução que como qualquer espécie de ciclideo se torna agressiva em defesa da sua prol.
Em aquário a agressividade intra-especifica é muito reduzida e é possível manter um grupo destes peixes sem grandes problemas, também não se revelam problemáticas com outras espécies.
Como companheiros de aquário, os anões sul americanos do género Apistogramma, Nannacara, Mikrogephagus, Dicrossus, etc...são provavelmente os melhores companheiros de aquário. Também convivem pacificamente com as inúmeras espécies de Tetras, Corydoras e restantes espécies de pequeno e médio porte que fazem parte deste biótopo.
Na natureza encontra-se em habitats de águas paradas ou em riachos e tributários com características "black water".
Para simular as suas águas de origem devemos decorar o aquário com bastantes trocos e algumas pedras para criar esconderijos, folhas secas também são uma excelente adição à decoração do aquário uma vez que gostam bastante de as virar e procurar alimento de baixo destas.
Apesar de ser uma espécie rotulada de "muito tímida" a minha experiência diz-me exactamente o contrário, gostam bastante de nadar pela coluna de água e explorar todos os cantos do aquário.
Reprodução:
É uma espécie monogâmica.
O ideal será adquirir 3/5 indivíduos, depois da formação do casal os dois elementos escolhem um local para a desova e mediante o tipo de decoração que lhes proporcionarmos a postura pode ser feita em uma pedra lisa, tronco ou folha.
A postura ocorre de forma típica, a fêmea deposita uma ou duas filas de ovos que de seguida são fertilizados pelo macho, repetindo-se este processo diversas vezes, As posturas são numerosas e podem variar entre 300 a 400 ovos.
Durante o período de incubação o casal divide as tarefas, a fêmea fica responsável pela protecção da zona mais próxima dos ovos e o macho pelos arredores. Os cuidados parentais podem durar durante vários meses.
Tamanho mínimo do aquário:
É perfeitamente possível manter um casal em 80/100cm de frente.
Para um grupo de seis ou mais indivíduos 120cm ou superior é o ideal.
http://www.ciclideos.com/cleithracara-maronii-f302.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário