quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Tahuantinsuyoa macantzatza


Tahuantinsuyoa macantzatza
 Tahuantinsuyoa macantzatza


Biótopo:
América do Sul - Acaras
Distribuição Geográfica / População:
Localidade tipo no Rio Huacamayo, Perú, ocorre também ao longo da bacia do Rio Aguaytía.
Características da água:
Habitat natural em rios de águas claras com fundo rochoso e arenoso, com corrente moderada. Temperatura de 25-28° C, pH 6.0-7.0 e dH 2-9.
Alimentação:
Espécie omnívora que aceita bem a maioria dos alimentos oferecidos, desde comida comercial seca, a comida congelada e vegetais.
Dimorfismo Sexual:
São difíceis distinguir, com diferenças pouco evidentes, podendo induzir-nos em erro. Os machos são ligeiramente maiores na mesma idade das fêmeas e poderão apresentar a coloração mais carregada em azul no corpo, enquanto as fêmeas, exibem normalmente uma coloração mais creme.
Tamanho Máximo:
Macho: 12cm.
Fêmea: 10 cm
Comportamento:
Têm um temperamento moderado, guardam o seu espaço no aquário. São um pouco tímidos. Podem coabitar sem problemas com outros ciclídeos, no entanto, deve-se evitar a companhia de espécies semelhantes.
Reprodução:
Incubadora bucal larvofilo biparental. O casal escolhe um local do aquário e uma superfície plana para colocar os ovos, normalmente uma pedra ou tronco. São colocados cerca de 60 ovos, que por vezes são camuflados com areia. Após 2 a 3 dias os ovos eclodem e as larvas são recolhidas na boca dos progenitores. Ao fim de duas a três semanas, começam aos poucos a libertar os pequenos alevins, que já conseguem nadar perfeitamente.
Tamanho mínimo do aquário:
Um aquário de 100 cm pode ser suficiente, a decoração deve contar com territórios e refúgios que lhes proporcione segurança.
Outras Informações:
O nome do género deriva de “Tahuantinsuyo” que significa “Império Inca” em Quechua. Por sua vez “macantzatza“ deriva da junção de pedra “macan” com peixe “tzatza” em Shipibo, em referência à camada rochosa predominante do Rio Huacamayo - localidade tipo da espécie. É por isso muitas vezes denominado por Inca Stone Fish.http://www.ciclideos.com/tahuantinsuyoa-macantzatza-f299.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário