sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cichlasoma istlanum

Cichlasoma istlanum  , rio Balsas
 Cichlasoma istlanum , rio Balsas


Biótopo:
América Central - Cichlasoma
Distribuição Geográfica / População:
Endémico do rio Balsas
Características da água:
A química da água do rio Balsas é de neutro a alcalino, em aquário poderão ser mantidos em temperaturas entre os 26 a 30 graus célsius e pH de 6.5 a 7.8
Alimentação:
É uma espécie omnívora que aceita qualquer tipo de alimento, incluindo flocos e granulados, sendo aconselhável alternar com alimentos de base vegetal,vivos e congelados. Deve evitar-se alimentá-los em excesso com alimentos de elevado nível proteico, pois têm tendência a engordar com facilidade.
Dimorfismo Sexual:
Pela experiência que tenho com os meus, que ainda estão com cerca de 10 cm,a sua sexagem não é uma ciência muito exacta e o mais certo mesmo será através de venting,ou pelo seu comportamento com os restantes membros da sua espécie.Em adulto,o macho apresenta uma bossa maior que a fêmea e mais corpulentos.
Tamanho Máximo:
O macho pode chegar aos 20 cm e a fêmea aos 15 cm.
Comportamento:
São territoriais e defendem bem o seu espaço,sobretudo na altura de criação,onde fazem frente a peixes bem maiores do que eles.Os machos entre si estabelecem uma hierarquia muito cedo e são demasiado agressivos entre si, podendo levar à morte dos mais fracos, caso tenhamos vários machos no aquário.
Apesar de, normalmente, serem descritos como uma espécie agressiva, a sua agressividade pode ser facilmente controlada, desde que lhe sejam oferecidas as condições necessárias, nomeadamente um espaço com abundância de esconderijos. Fora da altura de criação são relativamente pacíficos e bastante tímidos.
Reprodução:
O casal limpa o local da desova e a fêmea coloca cerca 500 ovos que, após serem fertilizados pelo macho, defende ferozmente o território. A fêmea só deixa os ovos por curtos períodos de tempo para se alimentar e durante esses períodos o macho ocupa o seu lugar. Os ovos eclodem passados dois a três dias.
Os pais permanecem sempre perto dos filhotes e enfrentam todas as ameaças até de peixes de maiores dimensões.
Como a maioria dos ciclídeos centro-americanos, a melhor forma de se obter um casal reprodutor é adquirir um pequeno grupo de pelo menos 5 juvenis e deixá-los crescer juntos até se formarem pelo menos um casal.
Tamanho mínimo do aquário:
O tamanho mínimo para um casal será, pelo menos, um aquário de 120 cm de frente, decorado com pedras e troncos de forma a criar esconderijos. Também se poderão colocar plantas, mas terá de se ter em atenção que adoram escavar o areão e por isso não deixam as plantas enraizar.
Outras Informações:
O Rio Balsas (também conhecido localmente como o Rio Mezcala ou Rio Atoyac) é um importante rio da região centro-sul do México. A bacia flui através dos estados de Puebla, Morelos, Guerrero e México. O rio desagua no Oceano Pacífico em Mangrove Point, junto à cidade de Lázaro Cárdenas.


Os C. istlanum são dos ciclídeos centro-americanos mais bonitos, pela sua forte coloração. O corpo tem uma faixa preta ao longo do seu corpo,onde na parte superior só possui o amarelo vivo e preto leve ( que se intensifica na época da reprodução) e na parte inferior alterna o amarelo com o vermelho forte.As barbatanas têm um alaranjado forte ou mesmo vermelho.

Atualmente, os C. istlanum não têm um género próprio, partilhando o género Cichlasoma como muitas outras espécies. Foi inicialmente classificado por Jordan & Snyder em 1899 como um Heros e é hoje muitas vezes classificado como um Nandopsis ou Cichlasoma. Estão a ser feitos estudos para lhe atribuírem um género próprio.

Nomes Comuns:Já foram chamados de Heros istlanum, Nandopsis istlanum e Cichlasoma istlanum ou ex-Cichlasoma istlanum
Autor:
João Silvestre
://www.ciclideos.com/cichlasoma-istlanum-f281.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário