sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Nandopsis tetracanthus

Nandopsis tetracanthus
 Nandopsis tetracanthus


Biótopo:
América Central - Nandopsis
Distribuição Geográfica / População:
Amplamente distribuída pelos rios, lagos e ribeiros de Cuba
Características da água:
Temperatura de 22 a 28º C e pH entre 7 a 8.
Alimentação:
Espécie omnívora que aceita qualquer tipo de alimento, incluindo flocos, granulados, sendo aconselhável alternar com alimentos de base vegetal, vivos e congelados. Deve-se evitar alimentá-los em excesso com comida de elevado nível proteico, têm tendência a engordar com facilidade.
Dimorfismo Sexual:
Os machos ganham um alto na cabeça, que se torna mais pronunciado a partir dos 12 cm e tendem a ser mais claros que as fêmeas. A barbatana dorsal das fêmeas apresenta manchas pretas.
Tamanho Máximo:
O macho poderá chegar aos 25 centímetros e a fêmea aos 20 centímetros.
Comportamento:
São territoriais e defendem bem o seu espaço, sobretudo na altura de criação, onde fazem frente a peixes maiores que eles. Os machos entre si, estabelecem uma hierarquia muito cedo, o dominante tem uma taxa de crescimento superior e torna-se intolerante com os restantes machos.
Apesar de, normalmente, serem descritos como uma espécie agressiva, esta pode ser facilmente controlada, desde que sejam oferecidas as condições necessárias, nomeadamente, espaço e abundância de esconderijos.
Reprodução:
A partir do momento em que se forma um casal, este limpa o local da desova e a fêmea coloca cerca 500 ovos, que são guardados pelos progenitores. Os ovos eclodem passados dois a três dias.
O casal permanece sempre perto dos filhotes e enfrentam todas as ameaças, mesmo de peixes maiores.
Tamanho mínimo do aquário:
Para um casal, um aquário de 120 cm é o mínimo aconselhável. Deve ser decorado com pedras e troncos de forma a criar esconderijos. As plantas não irão durar, adoram escavar o fundo do aquário.
Outras Informações:
Os tetracanthus são dos ciclídeos centro-americanos mais bonitos, corpo alongado e um efeito de xadrez com o branco e preto.
Uma das populações mais procuradas são os criolla north, que apresentam a coloração com o branco mais predominante que o preto.
É conhecida como o ciclídeo cubano, ciclídeo de cuba e como Biajaca.
Autor:
João Silvestre
http://www.ciclideos.com/nandopsis-tetracanthus-f298.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário