terça-feira, 2 de setembro de 2014

Sistemas De Filtragem Para Lagos

O sistema de filtragem deve ser instalado em caso do sistema de água ser do tipo fechado ou semi-aberto, que é quando não acontece troca total ou parcial de água. esse sistema precisa, pelo menos, ter um filtro mecânico e outro filtro feito a partir de uma ação bactericida, sendo que pode se prever ainda uma filtragem química. Muito esporadicamente os sistemas do tipo totalmente abertos, em outras palavras, os sistemas que possuem uma renovação constante de água precisam de uma filtragem mecânica que anteceda o lago.
Sistemas De Filtragem Para Lagos
Sistemas De Filtragem Para Lagos
Para os iniciantes em jardins com lagos ou espelhos d’água não é nenhuma raridade passar por problemas com a morte de plantas ou de peixes, ou ainda ter problemas de mau cheiro no lago. entretanto, os problemas citados somente acontecem pela falta de informação e de planejamento na construção do lago em seu jardim. Sendo que a filtragem do lago, muitas vezes deixada por último, na verdade, deve ser um dos primeiros itens a serem pensados. Pois é esse sistema de filtragem  que será a base de garantia da qualidade da água no lago.
O filtro mecânico tem a função de reter os elementos físicas maiores que se encontram na água, como terra, folhas, algas e outras sujeiras. Enfim, esse filtro é responsável por manter a água cristalina principalmente. Já o filtro biológico é, na verdade, um amontoado de bactérias de função oxidante, tendo a responsabilidade de zerarem os níveis de amônia e de nitritos do seu lago. E o filtro químico geralmente é formado por carvão ativado, tendo a função de remover os cheiros desagradáveis do lago. Quando um lago é bem instalado, esse último filtro costuma ser desnecessário.
Ainda sobre a filtragem mecânica, como o próprio nome cita, esse sistema forma uma espécie de barreira no curso que água faz até chegar de fato no lago, ao reter as possíveis sujeiras que estiverem em suspensão, fazendo com que a água fique cristalina e, principalmente, prevenindo que essa sujeira se deposite no fundo do lago e entre em decomposição. Em outras palavras, esse sistema vai diminuir a formação de amônia e de mais algumas substancias prejudiciais às plantas e aos peixes, caso você os tenha em seu lago.
filtragem mecânica
filtragem mecânica
Há ainda o filtro vegetal, o qual serve como um complemento ao filtro biológico, ou seja, ajuda também na absorção do nitrato presente na água, a fim de evitar  as trocas parciais de água, encerrando desse modo o ciclo do nitrogênio. Esse tipo de filtro é feito basicamente com plantas hidrofílicas ou outras plantas as quais consigam se adaptar ao ambiente aquático como por exemplo o agrião d’água, a salsa, aguapés e o papiro. Recomenda se que essas plantas fiquem afastadas dos peixinhos nishikigois, porque essa espécie de peixe é onívoros e se alimentam portanto dessas plantas, machucando as. Outra razão pela qual se deve afastar os nishikigois dessas plantas é porque esses peixes desovam nas raízes submersas, causando o desequilíbrio de todo o sistema aquático criado no lago.
Ainda em relação ao filtro vegetal, ele possui limitações em relação ao próprio desempenho, ficando em estado critico geralmente quando as plantas se aproximam do fim de seu estágio de vida ou quando se proliferam exageradamente no lago. fato que acarreta na morte de algumas dessas mesmas plantas que se proliferaram e de algumas outras, estimulando o ciclo do nitrogênio através de matéria orgânica. Mais uma limitação do filtro vegetal é que esse filtro é vulnerável ao ataque de pragas. Caso o seu lago sofra com pragas, recomenda se que você remova as plantas doentes ou troque todo o sistema vegetal, mas nunca utilize produtos químicos para combater as pragas, pois eles contaminam a água.
Já a filtragem química acontece por meio do uso de carvão ativado, de zeolita ou, mais recentemente, pela utilização de resinas sintéticas, permitindo que ocorra a remoção de íons de gases, os quais em grande parte são responsáveis pela produção do odor intenso e fétido. E por fim os filtros de ultra violeta são sistemas os quais consistem em um sistema eletrônico, no qual são emitidos raios de ultra violeta a partir de uma lâmpada, sendo essa uma lâmpada especial que é germicida. E quando a radiação encontra e mata os germes, as bactérias e, em especial nos lagos, mata as algas que quando se proliferação deixam a água com uma coloração esverdeada.
Todos esses sistemas normalmente precisam estar juntos de um sistema de bombeamento de água. Essa bomba d’água tanto pode estar submersa na água, como estar externa ao lago, nesse último caso o sistema de bombeamento de água pode ficar acima ou abaixo do nível do lago. O correto é que esse sistema seja inserido durante a construção do lago e não depois dela. Quais sistemas de filtragem você irá instalar no seu lago e onde eles e o sistema de bombeamento de água ficarão são uma tarefa que deve ser planejada previamente a construção do lago, evitando assim problemas posteriores que possam lhe trazer mais prejuízos do que alegrias.
Os sistemas de filtragem e a devida importância do planejamento da construção do lago se devem basicamente em função da manutenção da qualidade da água, pois essa é o item de maior importância do seu lago. os cuidados prévios e a manutenção bem feita da água do lago serão a garantia de plantas vistosas e saudáveis e, também, de peixes com boa saúde e água limpinha para nadarem sem problemas. Porém, é importante saber que água cristalina não significa necessariamente ter um lago com água de qualidade. A quantidade de cloro, o Ph, o oxigênio Dissolvido na água, a presença ou não de amônia, de nitritos e de nitratos são questões que vão dizer se a água do seu lago está ou não saudável.

Fotos Interessante:

Agora que você já conhece os tipos de sistemas de filtragem e a importância desses sistemas para a qualidade de um lago, assista logo abaixo fotos explicando como se monta um sistema de filtragem básico. Confira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário