sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Cryptoheros sp. “Honduran Red Point”

Espécie ainda não descrita cientificamente. Foi descoberta por Rusty Wessel em 2001
Cryptoheros sp  “Honduran Red Point”
 Cryptoheros sp. “Honduran Red Point”


Biótopo:
América Central - Cryptoheros
Distribuição Geográfica / População:
Espécie nativa do Rio Danlí, nas Honduras.
Características da água:
A temperatura poderá rondar os 25 °a 28 ° C.
O pH deverá ser ligeiramente alcalino: 7,2-8,0, enquanto a dureza poderá situar-se entre os 12 a 15 dHº.
Alimentação:
São omnívoros, nada exigentes e aceitam uma variedade de alimentos, desde comida seca, congelada ou viva, sendo importante que a dieta seja diversificada.
Dimorfismo Sexual:
Os machos crescem um pouco mais e desenvolvem uma pequena bossa na cabeça. Ao nível da coloração, os machos ganham um azul mais suave, por vezes com tonalidades de verde e as barbatanas anal e dorsal adquirem uma coloração vermelha. As fêmeas tornam-se mais coloridas, com um azul marinho mais escuro e mais iridescente.
Tamanho Máximo:
Os machos ficam pelos 9 - 10 cm’s e as fêmeas entre os 6 e 7 cm’s.
Comportamento:
É uma espécie fácil de manter e uma das mais pacíficas do género. Revelam alguma timidez e o aquário deverá conter refúgios para se sentirem mais seguros, uma vez que passam muito tempo refugiados. Mesmo que sejam os maiores do aquário, não serão os dominantes, embora possam proteger o seu buraco.
Não devem ser mantidos juntamente com outras espécies de Crypoheros ou Amatitlania, pois podem hibridar com relativa facilidade.
Reprodução:
Não são muito difíceis de se reproduzir. Os ovos normalmente são depositados num local escondido e seguro. Pelo que raramente os conseguimos ver e só nos apercebemos pela coloração muito mais intensa do casal e pelo seu comportamento. Ao fim de dois dias os ovos eclodem e passada uma semana começamos a ver entre 30 a 50 alevins a nadar junto dos progenitores. Após mais uma a duas semanas, os alevins podem ser retirados para um aquário maternidade. O cuidado parental cabe à fêmea, mas o macho dá uma ajuda no patrulhamento da zona da postura.
Umas das diferenças desta espécie para os nigrofasciatus é a quantidade de ovos da postura. Enquanto os C. sp. Honduran Red Point ficam pelos 50 ovos, os Convicts podem chegar às centenas. A nível do comportamento durante esse período também são muito distintos, já que os Convicts podem chegar a matar todas as espécies que coabitem com eles. Já os Honduran Red Point são muito mais tolerantes e podem acasalar perfeitamente sem por em causa a segurança de outras espécies do aquário, desde haja espaço para isso.
Tamanho mínimo do aquário:
Para um casal, um aquário de 80 cm’s é suficiente. Se quisermos adicionar outras espécies o tamanho mínimo aconselhável passa a ser um aquário de 120 cm’s.
Outras Informações:
Em suma, trata-se de uma espécie disponível no hobby à relativamente pouco tempo. Existe ainda quem entenda que poderão ser uma população de Amatitlania nigrofasciatum. Pessoalmente, não tenho dúvidas que estamos perante uma nova espécie, pois são muito diferentes, a nível da coloração, tamanho e comportamento. Acho-os inclusive mais parecidos a nível morfológico com outras espécies de Cryptoheros, como os nanoluteus ou os altoflavus. No entanto, apenas as análises ao DNA poderão dissipar todas as dúvidas.
Existe uma outra espécie não descrita, proveniente do Rio Monga nas Honduras, que também apresenta uma coloração azul muito intensa e que é muitas vezes confundida e comercializada como Cryptoheros sp. Honduran Red Point. Em relação a esta, também existem dúvidas na sua identificação, entre uma possivel variante de Cryptoheros siquia ou de Amatitlania nigrofasciatum. Na verdade, existem várias populações de nigrofasciatus distintas, que nada têm a haver com os que costumamos ver em aquário. Infelizmente, estima-se que 90% deles sejam híbridos de população. Daí um conselho muito importante: Nunca junte no mesmo aquário espécies e populações distintas de Cryptoheros e Amatitlania.
Autor:
Miguel Monteiro
http://www.ciclideos.com/cryptoheros-sp-honduran-red-point-f251.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário