sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Paratheraps fenestratus

Paratheraps fenestratus  -
 Paratheraps fenestratus - "read head"


Biótopo:
América Central - Paratheraps
Características da água:
Os parâmetros ideias consistem numa temperatura entre os 23ºC e os 30ºC, valores de pH a rondar os 7,0, e o dH nos 6 a 15.
Alimentação:
Espécie tendencialmente herbívora, na natureza alimenta-se de plantas e algas mas por vezes enriquece a sua dieta com pequenos insetos e crustáceos. Em aquário deve ser alimentada com granulados de forte teor vegetal, e ocasionalmente pode ser dado krill, ou camarão.
Dimorfismo Sexual:
Espécie com muito poucas diferenças morfológicas visíveis. Os machos tendem a ser maiores que as fêmeas.
Tamanho Máximo:
27 cm machos e 25 cm fêmeas
Comportamento:
Espécie relativamente pacifica, muito activa e nada tímida. Tende a nadar por toda a coluna de água patrulhando todo o aquário, nunca marcando um território fixo. Por esse motivo não deve existir mais que um casal no aquário, pois é uma espécie com forte incompatibilidade intra-espécie. Além disso não é aconselhável a sua manutenção com espécies do mesmo género, pois tal como na maioria dos ciclídeos centro americanos tem alguma agressividade intra-género
Reprodução:
Espécie relativamente fácil de reproduzir, e a partir dos 16 cm começam a formar casais. Os rituais de acasalamento são dignos de se ver com ambos os peixes a nadar lado a lado por todo o aquário, em danças que por vezes se podem tornar violentas. Após as referidas danças e casal escolhe uma pedra lisa, ou por vezes uma gruta para colocar os ovos. Ambos os progenitores defendem vigorosamente os ovos. Os alevins eclodem ao fim de 3 dias, podendo ser alimentados com artémia recém eclodida, e micro-vermes. Ao fim de 2 a 3 semanas e aconselhável retirar os alevins, pois o macho tem tendência a voltar querer criar e pode atacar os alevins.
Tamanho mínimo do aquário:
Aquário com mínimo de 150 cm de frente
Outras Informações:
É uma espécie onde existem três variantes de coloração validamente descritas: “red head” onde em adultos desenvolvem uma forte coloração vermelhas na cabeça, especialmente durante o acasalamento; “blue head” a coloração da cabeça mantêm-se em tons de azul como no restante corpo; e a variante “piebald” esta última é exclusiva do Lago Catemaco. Piebald ou piebaldismo consiste numa despigmentação de certas áreas no corpo do peixe, essa despigmentação pode ser parcial, onde o peixe apresenta manchas brancas ou rosa no longo do corpo ou total em que se apresenta totalmente branco. É de salientar que em juvenis todos têm a mesma coloração, e a mudança se dá por volta dos 8 a 10 cm. Como estas variantes de coloração são ao nível dos genes, e muito provável que numa mesma ninhada se encontre mais que uma das colorações.
Espécie que infelizmente é algo difícil de encontrar, especialmente na Europa, mas que é uma excelente escolha para quem quiser experimentar o género paratheraps, pois são dos mais pacíficos.
Autor:
Bruno Peixoto
http://www.ciclideos.com/paratheraps-fenestratus-f270.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário