quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Cyprichromis leptosoma

Cyprichromis leptosoma  , Mpulungu
 Cyprichromis leptosoma , Mpulungu


Biótopo:
Lago Tanganyika - Meia Água
Distribuição Geográfica / População:
Ocorre em todo o lago à excepção da região norte. (Burundi e norte do Congo). Existem variantes geográficas entre as várias populações.
Características da água:
PH - 8.0 a 9.0
GH - 10 a 15 dH
Temp. - 25 a 27 ºC.
Alimentação:
No seu meio natural, eles alimentam-se de planton. Em aquário aceitam quase tudo, desde granulados finos,a flocos, artémia congelada etc...
Dimorfismo Sexual:
Os machos tem no corpo um cinzento mais escuro do que nos restantes Cypris e na parte superior da cabeça um azul muito forte que se estende pela barbatana dorsal, acompanhada por uma banda preta ao longo da barbatana,(por essa razão também são conhecidos como Cypris Blue Flash ou Blue Neon) e também as barbatanas dorsais são pretas. A cauda é amarelo forte. As femeas são normalmente todas cinzentas podendo ter apenas umas nuances de cor nas barbatanas.
Existe uma grande variedade dependendo do zona geográfica do lago onde são recolhidos, e mesmo dentro da mesma variedade ou população existem exemplares machos com a cauda amarela ou azul.
Tamanho Máximo:
10cm para os machos e um pouco menos para as fêmeas
Comportamento:
Todos os Cyprichromis devem ser mantidos em grupos no aquário. No lago vivem em cardumes e no aquário esta condição deve ser replicada. Grupos baixos como 6 indivíduos são possíveis mas quantos mais melhor. É referido por diversos aquariofilistas que os Cypris estão mais à vontade quando em cardumes superiores a 20 indivíduos. O comportamento destes peixes, especialmente os machos é muito calmo quando em grupos maiores, em comparação com grupos mais pequenos. Embora, por norma, estes peixes sejam muito pacíficos em comparação com muitos outros ciclideos, quanto maior for o cardume e melhor o rácio de machos e fêmeas, o comportamento destes tende a ser mais ou menos agressivo
Reprodução:
São incubadores bocais. As fêmeas andam em cardume por todo o aquário enquanto que os machos dominantes têm, na altura da reprodução o seu pequeno território, de cerca de 30 cm, para o qual chamam as fêmeas que estão prontas para acasalar. Se por acaso a fêmea entra no território do macho e não está em condições de reprodução é imediatamente expulsa do território pelo macho. Nesse ritual, ele “chama” a fêmea nadando em redor dela com as barbatanas abertas e com as cores em plena intensidade num esforço para as atrair para o seu território. Uma vez lá, ele fecha as barbatanas, dorsal e anal, e aproxima-se dela para com a boca estimular a fêmea a largar um ovo. O ovo é imediatamente apanhado com a boca pela fêmea que depois vai abordar o macho aproximando-se da zona da barbatana anal para este lhe fertilizar o ovo já dentro da sua boca. O processo é repetido durante a postura de todos os ovos O número de ovos que a fêmea vai meter e que posteriormente vai guardar depende do tamanho da fêmea.
Num aquário específico de Cypris é possível conseguir que os alevins cresçam juntos dos pais e assim o aumento do cardume. Num aquário com outras espécies o melhor será retirar a fêmea para outro aquário onde possa ter os seus filhos longe de predadores. É desaconselhável fazer o chamado "parto forçado" já que as fêmeas do Cyprichromis são muito sensíveis à sua manipulação.
Tamanho mínimo do aquário:
200 Litros
Outras Informações:
estes peixes são excelentes nadadores de tamanho razoável e que gostam de viver em cardumes com um nº aceitável de indivíduos, para conseguirmos manter um cardume de 15 a 20 indivíduos um aquário de 500 lts não será demasiado grande. Esta espécie é ideal para ocupar a zona superior do aquário. Nunca juntar variedades diferentes e evitar grandes predadores como por exemplo Frontosas. Um dos melhores aspectos da manutenção dos Cypris Mpulungu em aquário é que mesmo os machos sub dominantes têm uma coloração excelente, de modo que se pode apreciar as magnificas cores desta espécie a toda a hora e não apenas durante a reprodução. Na minha opinião fica espectacular ter um aquário cheio destes peixes desde que as suas dimensões o permitam.
http://www.ciclideos.com/cyprichromis-leptosoma-f114.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário