quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Neolamprologus olivaceous

Neolamprologus olivaceous
 Neolamprologus olivaceous


Biótopo:
Lago Tanganyika - Rock Dwellers
Distribuição Geográfica / População:
Baía de Lunangwa (Congo)
Características da água:
Água do lago
- PH: 8.8 a 9.3
- Condutividade: 550 µS/cm a 600 µS/cm
- Temperatura: 24ºC a 28ºC

Água do aquário
- PH: 8.0 a 9.0
- KH: 4 a 10 dKH
- GH: 10 a 15 dGH
- Temperatura: 24ºC a 26ºC
Alimentação:
No lago preda todo o tipo de pequenos peixes e larvas de insecto. No aquário é fácil de alimentar sendo importante ser alimentado com granulados e comidas congeladas próprias para peixes com a sua dieta.
Dimorfismo Sexual:
O macho fica ligeiramente maior e mais encorpado e tem um véu mais alongado na barbatana caudal.
Tamanho Máximo:
Macho 8cm e fêmea 6cm.
Comportamento:
Na natureza procura as zonas costeiras rochosas onde formam grandes grupos de indivíduos com vista a defesa de território, a defesa pessoal e a defesa das suas crias. Em aquário um casal pode ser complicado de fazer coabitar com outros peixes sendo por isso aconselhável partir de um casal. Após algum tempo os peixes começarão a ter crias e estas irão crescer juntas com os pais e os próprios irmãos de várias ninhadas me harmonia.
Reprodução:
O casal reprodutor prepara um buraco entre as rochas a fêmea deposita os ovos nesse local sendo posteriormente fertilizados pelo macho. Passado alguns dias as crias eclodem e os progenitores passarão a protegê-los a todo o custo colocando a vida de outros habitantes do aquário em perigo.
Tamanho mínimo do aquário:
80cm de frente com 100 litros para a manutenção de um casal.
Outras Informações:
Esta espécie foi descrita em 1989 por Brichard após ter descoberto alguns espécimes na baía de Lunangwa em 1989. Inicialmente considerou que era apenas uma população dentro da espécie Neolamprologus splendens, uma vez que apresentava uma risca vertical na face ao longo do olho contrariamente ao seu “primo” Neolamprologus brichardi, em que a mesma risca na face ao longo do olho é na horizontal. Posteriormente Brichad concluiu que era uma nova espécie e classificou-a como Neolamprologus olivaceus. Actualmente ainda reside a dúvida se é de facto uma espécie separada da espécie Neolamprologus slendens.
http://www.ciclideos.com/neolamprologus-olivaceous-f204.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário