quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Paracyprichromis nigripinnis

Paracyprichromis nigripinnis
 Paracyprichromis nigripinnis


Biótopo:
Lago Tanganyika - Meia Água
Distribuição Geográfica / População:
Encontra-se na maior parte do lago, embora os locais de colecta mais habituais são a baía de Chituta na Zâmbia, Kigoma e Msambu na Tanzânia.
Características da água:
Água do lago
- PH: 8.8 a 9.3
- Condutividade: 550 µS/cm a 600 µS/cm
- Temperatura: 24ºC a 28ºC

Água do aquário
- PH: 8.0 a 9.0
- KH: 4 a 10 dKH
- GH: 10 a 15 dGH
- Temperatura: 24ºC a 26ºC
Alimentação:
É um microdepredador, no lago alimenta-se de zooplâncton. No aquário deveremos dar-lhes uma alimentação à base de proteínas e uma ou duas vezes por semana pode-se lhes fornecer alimento de vegetal, uma vez que no lago sempre comem algumas algas. Para intensificar as cores deve-se dar alimento vivo, artémia e pequenos camarões.
Dimorfismo Sexual:
Os machos tem uma cor alaranjada brilhante com umas finas linhas azul eléctrico, a barbatana caudal acaba em lira. Todas as barbatanas têm um recorte azulado. Já as fêmeas não têm a intensidade da coloração dos machos.
Tamanho Máximo:
Os machos medem cerca de 12 cm e as fêmeas 8cm.
Comportamento:
É um peixe muito activo, é um peixe que vive mais junto às zonas rochosas do que os cyprichromis que são de águas abertas. É uma espécie muito pacífica, em comparação com outros cilcideos. Deve-se ter um mínimo de 8 peixes.
Reprodução:
A sua reprodução é muito complicada, o melhor é começar com um grupo de 8 exemplares juvenis, e uma vez chegados a adultos com uma água sem nitritos, sem nitratos e com parâmetros estáveis, não tardarão a existir reproduções.

São incubadores bucais maternais, as posturas realizam-se numa rocha plana, os ovos são fertilizados fora da boca, chegam a incubar entre 10 a 25 ovos. Sucede algumas vezes que a incubação é interrompida por volta do 3º a 5º dias, neste casos devem a fêmeas muito jovens.

Segundo a temperatura do aquário so alevins nascem por volta dos 24 a 28 dias.

Se quiser retirar os alevins, será melhor colocá-los num aquário maternidade com a água sempre muito limpa e com o parâmetros estáveis, os seus primeiros dias deverá alimentá-los com artémia recém-eclodida 5 a 6 vezes ao dia, sendo o ideal enriquecer essa artémia com proteínas.

A partir dos 7/10 dias segundo o tamanho que tenham os nossos alevins, podemos-lhes ir dando artémia normal, alternando com spirulina e comida moída de boa qualidade.
Tamanho mínimo do aquário:
200 litros
Outras Informações:
Também conhecidos como Paratilapia nigripinnis, Limnochromis nigripinnis. Esta espécie primeiro foi descrita por Boulenger como Paratilapia nigripinnis em 1908. Os Paracyprichromis nigripinnis chegaram a ser um género válido em 1991.
Autor:
Nuno Correia
Última Actualização:
2010-11-13
Referências Bibliográficas:
Konings, A. (2005). Back to Nature Guide to Tanganyika Cichlids. 2nd Edition, Cichlid Press. El Paso.http://www.ciclideos.com/paracyprichromis-nigripinnis-f48.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário