quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ophthalmotilapia ventralis

Ophthalmotilapia ventralis  , Isanga
 Ophthalmotilapia ventralis , Isanga


Biótopo:
Lago Tanganyika - Meia Água
Distribuição Geográfica / População:
Ocorre a sul de Malagarasi River na costa este e a sul de Ubwari na costa este.
Características da água:
Água do lago
- PH: 8.8 a 9.3
- Condutividade: 550 µS/cm a 600 µS/cm
- Temperatura: 24ºC a 28ºC

Água do aquário
- PH: 8.0 a 9.0
- KH: 4 a 10 dKH
- GH: 10 a 15 dGH
- Temperatura: 24ºC a 26ºC
Alimentação:
Espécie predominantemente herbívora come no entanto todo o tipo de comida que lhe oferecer-mos. Comidas congeladas ajudam ao crescimento e induzem mais rapidamente à reprodução. O crescimento de algas no aquário é também favorável à manutenção desta espécie que se delicia a debicar as referidas algas.
Dimorfismo Sexual:
Os machos são maiores e mais exuberantes. Em idade adulta não existe qualquer dificuldade em sexar os indivíduos. Para além do tamanho geral do corpo também as barbatanas pélvicas são bastante mais longas nos machos e têm as suas terminações numa coloração amarela bastante atraente. Tambem a barbatana anal nas femeas é redonda e nos machos é bicuda.
Tamanho Máximo:
Machos 13/14 cms
Fêmeas 11/12 cms
Comportamento:
Estes são peixes que requerem aquários grandes. Completamente desaconselhada a sua manutenção em aquários inferiores a 150 cms de frente. Dois machos deverão conviver num mínimo de 200 cms dado o seu espírito guerreiro e belicoso. Idealmente deverão coabitar um macho e três ou quatro fêmeas dado que os machos são muito insistentes com as fêmeas estando constantemente a querer reproduzir. São uma das espécies mais atrevidas do Lago e serão sempre uma das atracções principais de um aquário.
Reprodução:
Como descrito acima são animais com bastante apetência para criar, principalmente os machos. As fêmeas incubam bucalmente e os alevins vivem na boca da mãe ao longo de 20 a 25 dias. O acto reprodutivo dá-se com a famosa dança em T tão característica dos peixes incubadores bucais.
Tamanho mínimo do aquário:
150 cms
Outras Informações:
Konings, A. (2005). Back to Nature Guide to Tanganyika Cichlids. 2nd Edition, Cichlid Press. El Paso.http://www.ciclideos.com/ophthalmotilapia-ventralis-f89.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário