quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Variabilichromis moori

Variabilichromis moori
 Variabilichromis moori


Biótopo:
Lago Tanganyika - Rock Dwellers
Distribuição Geográfica / População:
Ocorre na metade sul do lago.
Características da água:
Água do lago
- PH: 8.8 a 9.3
- Condutividade: 550 µS/cm a 600 µS/cm
- Temperatura: 24ºC a 28ºC

Água do aquário
- PH: 8.0 a 9.0
- KH: 4 a 10 dKH
- GH: 10 a 15 dGH
- Temperatura: 24ºC a 26ºC
Alimentação:
Espécie omnívora que se alimenta facilmente quando em cativeiro. Comem de tudo e são óptimos predadores pelo que a manutenção de alevins de outras espécies junto de V.moori deve ser evitada.
Dimorfismo Sexual:
O macho fica maior e mais possante. Dado que mudam de cor consoante a época em que se encontram pode ser complicado tentar distinguir o sexo com base neste factor.
Tamanho Máximo:
Macho: 10 cms
Fêmea: 8 cms
Comportamento:
Peixes bastante territoriais não terão qualquer dificuldade em fazer mossa à concorrência caso sintam necessidade para tal. Não ocupam muito espaço defendendo um território não muito grande, tipicamente à volta de uma pequena gruta. Revelam alguma agressividade intra-especificamente mas nem por isso são agressivos com outras espécies, salvo para defender o seu espaço ou as suas crias, tal como foi dito acima. Ocupam o nível inferior do aquário e gostam de se sentir rodeados por rochas.
Reprodução:
Tal como a maioria dos Lamprologineos que vivem nas rochas também os V.moori depositam os ovos em grutas de difícil acesso por parte de potenciais predadores. A fêmea deposita os ovos e o macho fertiliza em seguida, muitas vezes a partir da zona exterior da toca. Ambos os progenitores defendem com afinco o local e os respectivos filhotes. Podem viver em comunidade até uma idade avançada e só quando os rebentos começarem a ser vistos como ameaça para futuras posturas é que serão expulsos do território.
Tamanho mínimo do aquário:
100 litros chegam para a manutenção de um casal. Para manter num comunitário 200 litros serão o mínimo indispensável.
Autor:
Nelson Oliveira
Última Actualização:
2010-11-13
Referências Bibliográficas:
Konings, A. (2005). Back to Nature Guide to Tanganyika Cichlids. 2nd Edition, Cichlid Press. El Paso.http://www.ciclideos.com/variabilichromis-moori-f105.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário