quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Neolamprologus sexfasciatus

Neolamprologus sexfasciatus
 Neolamprologus sexfasciatus


Biótopo:
Lago Tanganyika - Rock Dwellers
Distribuição Geográfica / População:
A maioria de exemplares desse género está concentrada na região do Congo, onde os exemplares são de variação Gold. Outras populações estão distribuídas por outras regiões do lago. Entre eles estão a Fulwe, Kambwimba, Kasanga, Namansi Reef, Nkondwe, Samazi
Características da água:
PH: 8.5 – 9.2
GH: 10 à 17
Temperatura – 23 à 26ºC
Alimentação:
Carnívoro. Na natureza alimentam-se de peixes pequenos, crustáceos, e pequenos invertebrados. Em aquários deve ser fornecida rações com alto teor de proteína pois eles apreciam mais alimentos com essa base de nutrição. Aceitam bem alimentos comercializados em flocos, granulados e congelados. Deve ser fornecido alimentos vegetais para complementar sua dieta alimentar.
Dimorfismo Sexual:
Não há como identificar quando jovens. Em exemplares adultos, a diferença regista-se no tamanho dos machos que são maiores e com as barbatana pélvicas mais ponte-agudas.
Tamanho Máximo:
Os machos atingem cerca de 15cm facilmente, enquanto as fêmeas não ultrapassam os 13cm.
Comportamento:
É uma espécie muito complicada. Tem seus hábitos agressivos e territoriais muito próximos aos L. tretocephalus, que geralmente incomodam todos os peixes do aquário. Não toleram outros machos num aquário menor de 150cm de frente e ainda sim, atacam as fêmeas que ficam presentes no mesmo tanque.
Atacam com muita frequência, peixes com características físicas, cores e padrões de listas semelhantes à desse género.
Reprodução:
A reprodução acontece numa caverna escolhida por ambos progenitores.
Nunca manter mais de um par no mesmo tanque sem as devidas dimensões necessárias para isso, pois são muito defensores e agressivos nesse período reprodutivo. Escavam por baixo ou por detrás de uma rocha onde os ovos são depositados. Depois de fertilizados, o período de eclosão varia de 48 à 72 horas, dependendo da temperatura do aquário. A prole é guardada por ambos os progenitores até um crescimento de 1,5cm, altura em que normalmente decidem uma nova postura.
Tamanho mínimo do aquário:
100cm de frente para um casal. 150cm de frente, com pelo menos 250l para um casal em comunitário.
Outras Informações:
http://www.fishbase.org/summary/Neolamprologus-sexfasciatus.html

Guide to Tanganyika Cichlids by Ad Konings – 2ª edição
Autor:
Emerson Souza Santos
http://www.ciclideos.com/neolamprologus-sexfasciatus-f280.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário