quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Neolamprologus leleupi

Neolamprologus leleupi
 Neolamprologus leleupi


Biótopo:
Lago Tanganyika - Rock Dwellers
Distribuição Geográfica / População:
Tem uma distribuição descontinua no lago podendo ser encontrado na margem noroeste perto de Uvira, ao longoda margem este, entre Malagarasi River e Bulu Point, e na margem oeste, entre Cape Tembwe e Zongwe.
Características da água:
Água do lago
- PH: 8.8 a 9.3
- Condutividade: 550 µS/cm a 600 µS/cm
- Temperatura: 24ºC a 28ºC

Água do aquário
- PH: 8.0 a 9.0
- KH: 4 a 10 dKH
- GH: 10 a 15 dGH
- Temperatura: 24ºC a 26ºC
Alimentação:
São peixes omnívoros que facilmente se adaptam à alimentação em cativeiro. Preferem tipicamente comida congelada (mysis, krill, tanganyika mix, artemia, etc). Também gostam de flocos e granulados, sendo os flocos os menos apreciados. Alevins de outras espécies são também bem recebidos na dieta alimentar desta espécie.
Dimorfismo Sexual:
São peixes de difícil distinção. Quando em adultos o macho fica ligeiramente maior e com uma cabeça mais larga sendo a fêmea um pouco mais esguia. Para além disso, os machos são maiores que as fêmeas com uma ligeira bossa na cabeça e de face e contorno de barbatanas negras exibindo também barbatanas maiores e mais pontiagudas, ao par que as fêmeas são mais pequenas e de ventre mais arredondado.
Tamanho Máximo:
10 cm para os machos ficando as fêmeas um pouco mais pequenas.
Comportamento:
É uma espécie um pouco complicada pois tende a ser bastante belicosa. A sua agressividade faz-se notar quer intra, quer inter-especificamente. Não são peixes demasiado territoriais já que gostam de vaguear por todo o aquário, com todas as vantagens e desvantagens que traz este tipo de comportamento. São mais fáceis de manter em pequenos grupos de 5/6 indivíduos do que ao pares. Porém um casal formado pode viver "pacificamente" e sem grandes problemas. Ainda assim nem sempre a relação amorosa é isenta de crises conjugais daí que seja na maior parte das vezes mais fácil mante-los em pequenos cardumes.
Reprodução:
Dentro do grupo Neolamprologus não são dos peixes mais fáceis de reproduzir. No entanto é comum ve-los reproduzir em aquário de quem os mantém nas devidas condições, ainda que nunca reproduzam com a facilidade dos seus "primos" Brichardi por exemplo. Fazem o ninho por entre as rochas em lugares extremamente secretos não deixando qualquer intruso chegar sequer perto da área.
Tamanho mínimo do aquário:
Devem ser mantidos em aquários grandes dado o seu comportamento e também devido ao facto de preferencialmente deverem ser encontrados em grupos. Posto isto o aquario minimo deverá rondar a casa dos 250 litros.
Outras Informações:
A melhor forma de nos iniciarmos com esta espécie passa por adquirir um grupo de juvenis e deixa-los crescer lado a lado num aquário espaçoso. Depois é esperar que o tempo faça o resto e que naturalmente se forme um casal devendo depois serem retirados os peixes excedentes. De salientar que existem diversas variações cromáticas nesta espécie, sendo as mais comuns o amarelo-limão (mais claro) e o "orange" (amarelo torrado).
http://www.ciclideos.com/neolamprologus-leleupi-f24.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário