Pomacanthus paru
Frade, Cachama Negra, French Angelfish
Pomacanthidae
Índia, Brasil à Flórida
Alem de ser uma família grande, ainda apresenta, talvez, os mais lindos peixes do mundo, não só por suas belas e brilhantes cores e as mais varias das formas, mas também por serem graciosos em seus movimentos. Alguns espécies são maiores e apresentam longas nadadeiras, outras são pequenas como os “Donzelas”. Os jovens, são de coloração diferente dos adultos, e para aumentar a confusão, há hibridações entre diferentes espécies. Os anjos, tem como arma, um espinho ou espículo nos opérculos. Não podem ficar juntos com outros da mesma espécie, pois brigariam ate a morte. São em geral maiores que os Borboletas (Chaetodontidae) exceto, os do gênero Centropyge. Foram separados da família Chaetodontidae, porque possuem os ferrões ou espículos que os Borboletas não tem. Possuem boca e dentes pequenos, alimentam-se bem ate com certa voracidade.
Preto ou cinza, com uma lista amarela sobre o dorso, escamas debruadas de amarelo. Possui cinco faixas amarelas quando jovem, a nadadeira caudal é debruadas de amarelo claro, as nadadeiras peitorais são contornadas posteriormente de um azul brilhante.
São muito territoriais, brigando pelo seu terreno ate a morte. Dificilmente aceitam outro da mesma espécie no aquário a não ser que a diferença de tamanho seja grande. Adaptam-se bem ao cativeiro, desde que lhe sejam fornecidas as condições para tal, principalmente de alimentação.
8 a 9
1.023 a 1.025
24 a 26 ºC
Na natureza, alimentam-se de corais (pólipos), esponjas, anêmonas, algas, crustáceos e vermes. No aquário, comem minhocas, artêmias, tenébrios, algas ou outro verde como alface, confrei, etc.
Adapta-se com certa facilidade ao aquário, vive por longo tempo em cativeiro, o que pode vir a se tornar um incomodo, pois cresce bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário