quinta-feira, 21 de maio de 2015

Palhaço Castanho


Palhaço Castanho
Premnas biaculeatus
Marron Clownfish
Pomacentridae-Amphiprion
Oeste do Pacífico ate a Mauritânia

São também conhecidos por “peixes anêmona” , devido ao fato de viverem em simbiose com as anêmonas do mar. São talvez, os melhores e mais conhecidos peixes de aquário marinho, pois são muito resistentes e não dão problemas de alimentação. Adaptam-se muito melhor ao aquário, se este tiver uma anêmona (própria) para ele.

Uma característica sua interessante é que possui um espinho de cada lado da cabeça. Não deve ser colocado com outros peixes palhaços, mesmo de outra espécie, pois lutaria ate a morte. Possui uma faixa branca vertical na cabeça, outra na metade do corpo e uma pinta na parte superior do pedúnculo caudal.

Na natureza, vive geralmente em simbiose com uma anêmona. No aquário, vive melhor quando tem um por perto.
Há certos “palhaços” que não gostam de anêmonas, e certas anêmonas que não gosta de palhaços. Sendo assim, é errado pensar que qualquer palhaço entra em simbiose com qualquer anêmona. Esta simbiose, funciona da seguinte forma:
O palhaço usa a anêmona como proteção contra predadores, e alimenta-se dos restos das refeições dela. A anêmona, usa o palhaço como faxineiro particular, alem desse, com suas constantes movimentações, a circulação da água em torno dela. Acredita-se que o palhaço serve como “isca”, atraindo outros peixes para perto da anêmona, para serem capturados por ela.
8.0 a 9.0
1.023 a 1.025
24 a 28 ºC

Alimenta-se de quase todos os tipos de comida que lhe são oferecidos. Deve receber proteínas de origem animal. Gosta muito de artêmias, preferencialmente vivas.

Devido a sua agressividade é pouco indicado para aquários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário