terça-feira, 12 de maio de 2015
Blenio Ewa
Blenio Ewa
Plagiotremus ewaensis
Ewa Fang Blenny
Blennidae
Endêmico ao Havaí
Composta por pequenos peixes de nadadeiras dorsais compridas e que , em alguns casos, possuem um bonito colorido.
Sua cara é um tanto cômica, possuindo franjas e duas antenas ou chifres na cabeça. São peixes bem difundidos em todos os mares, e se adaptam as mais diversas condições ambientais, bem como aos mais diversos alimentos.
A grande maioria os espécies dessa família não possuem a bexiga natatória sendo por esse motivo, animais agregados as rochas, pois não conseguem nadar por muito tempo. Apesar disso são bastante rápidos em seus movimentos. Seus olhos têm movimentação independente um do outro, dando-lhes um grande campo de visão.
As nadadeiras peitorais são maiores e alongadas, sendo usadas para locomoção. Na natureza, alguns saem da água e "andam" pelas pedras a procura de alimentos. São predadores, algumas espécies podem se agressivas. Os mais coloridos são dos mares tropicais.
Corpo fino e alongado, marrom alaranjado com duas faixas claras néon branco azuladas e nadadeiras laranja claras. Nos jovens o corpo é azul brilhante em vez do marrom alaranjado dos adultos. Tem o habito de viver dentro de conchas de e dentro de esponjas.
Em geral, são peixes calmos e de boa adaptabilidade ao cativeiro. O aquário devera proporcionar bons esconderijos e tocas (corais, pedras,etc).
Não representa perigo aos demais peixes, pois quando predador, só ataca peixes muito pequenos. Alimenta-se fácil e porem quando junto a outros peixes muito rápidos, deve-se tomar cuidado para que ele não acabe sem comida, já que praticamente espera que ela chegue ao fundo do aquário para ir comer.
8 a 9
1.023 a 1.024
24 a 28 ºC
Na natureza a alimentação desse peixe é composta de crustáceos, pequenos peixes, pequenos moluscos e algas. Algumas espécies nutrem-se também da coroa dos espirografes e poliquetas.
Deve-se controlar bem a quantidade de alimentos oferecidos as Blenios, pois tendem a comer demais, o que leva a uma deformação no seu abdome, levando-o a morte.
Apesar da boa aceitação de alimentos de origem animal, não pode viver sem vegetais, seu aparelho intestinal, esta adaptado para a digestão de vegetais, sendo danificado na ausência deste alimento.
Tipo Finge ser um wrasse (limpador) mais mordisca pedaços das barbatanas dos outros peixes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário