quinta-feira, 6 de março de 2014

Íctio ou Pontos Brancos

Nesse post iremos falar de uma doença muito conhecida pelos aquaristas com uma certa experiência, o Íctio ou popularmente chada de Pontos Brancos. Podemos dizer que essa é a doença mais comum e que causa mais prejuízos para os aquaristas, mas felizmente é de fácil identificação e tratamento.
É uma doença causada por um protozoário (Ichthyophthirius), ciliado que podem infectar tanto peixes de água doce como de água salgada. E que não consegui viver em águas com Ph menor que 5 ou com baixa quantidade de oxigênio.
Os principais sintomas são: Inicialmente ocorre a aparição de pontos brancos na superfície do peixe, a nadadeiras ficam sempre fechadas ou encolhidas e o peixe começa a apresentar um nado irregular. Nessa fase os peixes tem seu apetite diminuído e começam a se coçar nas pedras ou materiais decorativos. Na faze mais aguda, o peixe é acometido por ulcerar e perde a vitalidade rapidamente, ficando parado no fundo do aquário até morrer.
Para o tratamento é recomendado elevar a temperatura da água do aquário até 30°C ou 32°C, e adicionar um punhado de sal grosso. Trocar um volume de 40% da água do aquário a cada 2 dias e repetir a adição de sal grosso, sempre mantendo a temperatura de 30°C.
Mantenha esse procedimento por 5 a 7 dias e o protozoário irá morrer.

Lembrando que esse é um tratamento simples, você consegue encontrar remédios especializados nas lojas do ramo, que podem substituir o sal grosso para esse tratamento.
Continue companhado para saber mais sobre outras doenças.
Tudo o que você precisa saber sobre a doença dos pontos brancos Íctio

2 comentários:

  1. O sal grosso pode ser usado para o tratamento de peixes de água doce também? Ou só peixes de água salgada?

    ResponderExcluir
  2. Ola Suellen eu particularmente uso o sal grosso algumas pitadas no aquário e elevo um pouco a temperatura lembrando que não e bom usar o sal grosso se vc tiver cascudo pois o sal pode prejudicar ele

    ResponderExcluir