Para continuar falando sobre a água do nosso aquário, falaremos agora sobre os testes primários da água. Estes testes são considerados como essenciais e indispensáveis para se manter uma boa qualidade e condições de vida adequados dentro do seu aquário. Falaremos agora de cada uma deles detalhadamente.
Temperatura:
O teste de temperatura deve obrigatoriamente ficar a vista do aquarista 24 horas por dia, para isso basta comprar um termômetro, que pode ser um flutuante de vidro ou então um termômetro digital, e deixar dentro do aquário. O aquarista deve manter a temperatura de um aquário plantado entre 24° e 28° Celsius, mas essa temperatura pode variar de 2 graus para cima da temperatura máxima, ou então 2 graus para baixo da temperatura mínima, mais essa condição não pode ser a condição padrão de temperatura do aquário.
pH:
O pH (Potencial Hidrogeniônico), indica se a água é uma água ácida pH<7, neutra pH=7 ou básica pH>7, e é muito importante e é ele quem irá limitar qual o tipo de peixe e planta poderá ser criado em determinado aquário, pois cada peixe e planta tem uma faixa ideal de pH que suporta, e quando colocados em uma água com pH fora do que eles estão adaptados na natureza, sofrem uma queda da resistência e são muito mais facilmente acometidos por doenças e parasitas o que irá reduzir a vida do peixe. Para medir o pH da água são utilizados testes químicos que podem ser encontrados nas lojas de aquarismo, ou então por um pHmetro, que é um aparelho que faz a leitura do pH através de eletrodos e mostra o valor em uma tela digital para o aquarista.
KH:
É conhecido como Dureza Carbonatada ou então alcalinidade, que nada mais é do que a capacidade da água neutralizar um ácido, não deixando o pH diminuir com facilidade. É recomendado manter o KH da água de seu aquário sempre com valores acima de 3, pois águas com KH baixo (de 0 a 3), sofrem muito mais rápido a alteração do pH, principalmente em aquários plantados onde precisamos inserir o CO2 para as planta, e qualquer erro na quantidade de CO2 injetado poderá acidificar a água de seu aquário. Para testar o KH, são utilizados testes químicos encontrados em lojas de aquarismo.
Amônia:
A amônia, que pode ser fatal para os peixes, é naturalmente produzida dentro do nosso aquário através da ação de bactérias que decompões restos de ração, plantas mortas e fezes dos peixes. E é o primeiro passo no processo de nitrificação, onde a amônio é reduzida até virar Nitrato, que é utilizado pelas plantas como nutriente. A redução da amônia em nitrato é feito por bactérias presentes no filtro, e uma concentração maior do que 0,04 ppm, indica uma deficiência da capacidade de filtragem, ou então que os filtros não estão maduros ainda. Normalmente essa concentração de amônia é encontrada em aquários com filtro recém instalado, com menos de 30 dias. E o teste para amônia também são feitos através de testes químicos encontrados em lojas de aquários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário