Nesse post iremos falar sobre o material decorativo (HardScape) de um aquário plantado. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, aqueles materiais como bau, navios, mergulhadores, plantas artificias, etc, não devem ser utilizados em uma montagem de um aquário plantado. O que devemos usar são apensa troncos e rochas.
O Hardscape de um aquário plantado, é sem duvida uma das partes mais complexa que vamos encontrar em uma montagem, pois além de levar em conta a beleza dos materiais utilizados, como rochas e troncos, também devemos levar em conta todos os aspectos de proporcionalidade e estética que uma bela obra de arte exige. E muitas vezes, depois que esta tudo pronto, e estamos com nosso aquário plantado, fica praticamente impossível de fazer um ajuste em nosso hardscape.
São vários os aspectos que devemos levar em conta na hora de uma montagem, por exemplo, proporcionalidade do material, cores, posicionamento entre os diferentes tamanhos de materiais, os diferentes tipos de materiais (tronco ou rochas), diferentes tipos de posicionamentos dentro do aquário (essa parte iremos falar melhor em um próximo post), harmonia do conjunto (aqui devemos levar em consideração algumas técnicas como ponto focal, entre outra, que iremos comentar melhor em outro post), entre outros. Tudo isso para buscar a melhor e mais fiel representação da natureza, onde não sobra lugar para os enfeites acima citados.
Esse foi apenas uma breve introdução ao conceito de hardscape, onde começaremos uma nova série de post abordando apenas esse assunto com muito material detalhado sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário