O próximo grupo de testes para um aquário plantado, são chamados de testes secundários. Esses testes não são considerados como não indispensáveis, mas pode ser usados como forma de mensuração de alguns parâmetros específicos quando se precisa, como no caso da fertilização líquida. Vamos agora falar sobre cada um deles:
GH:
A Dureza Geral, é um teste que mede a concentração total dos sais dissolvidos dentro da água de nossos aquários. Normalmente esses sais são compostos, em sua grande parte, por Magnésio (Mg), e Cálcio (Ca) e os peixes são bem resistentes a diferentes variações na concentração desses sais, mas para algumas espécies a concentração de sais pode ser um fator limitante na hora da reprodução.
Nitrito (NO2):
O Nitrito é o segundo passo dentro do processo de Nitrificação, onde a amônia, toxica para os peixes, é reduzida a Nitrato que por fim é consumido pelas plantas. O Nitrito é rapidamente transformado em Nitrato, portanto quando se tem um controle da amônia em nosso aquário, em quase todos os casos teremos a Nitrito controlado também. O teste para Nitrito é feito através de testes químicos vendidos em lojas de aquarismo.
Nitrato (NO3):
O Nitrato é a última etapa do processo de Nitrificação, e é consumido como forma de nutriente pelas plantas em nosso aquário. Normalmente em aquários plantados, o Nitrato está abaixo de 10 ppm, sendo que o tolerável é a té 80 ppm. Já em aquários onde não se tem plantas é preciso um controle maior, pois o Nitrato é cumulativo. O teste de Nitrato pode ser feito através de testes químicos vendidos em lojas de aquarismo.
Fosfato (PO4):
O Fosfato é naturalmente inserido em nosso aquário pela ração, ou então decomposição de plantas ou folhas mortas, e é um nutriente indispensável para as plantas, que o consomem, e por esse motivo se apresenta sempre em concentrações abaixo de 5 ppm, o que é o tolerável. Mas quando utilizamos de fertilizantes líquidos a base de fosfato, é aconselhável o monitoramento dos níveis de Fosfato para que ele nunca fique acima de 5 ppm, caso contrário o risco de um surto de algas aumenta muito. O teste de Fosfato pode ser feito através de testes químicos encontrados em lojas de aquarismo.
Ferro Fe++:
O Ferro Fe++, que também pode ser chamado de Ferro Bivalente, é mais um nutriente essencial para as plantas em nosso aquário. Ele é introduzido no aquário através de fertilizantes líquidos, e, quando utilizado desses fertilizantes, deve ser monitorado para que não se passe da concentração de 0,5 ppm, pois acima desse valor teremos um risco muito grande de um surto de algas. Esse teste pode ser feito através de testes químicos encontrados em lojas de aquarismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário