quinta-feira, 6 de março de 2014

Sistema de Co2 em aquário

Atualmente existem algumas metodologias de sistema de Co2 para aquário, e a principal diferença entre eles é quanto ao custo e a facilidade de manutenção.
O Co2, ou Gás Carbônico, é de fundamental importância em aquários plantados, uma vez que muitas plantas não terão seu desenvolvimento completo, chegando até a morrer, caso os níveis de Co2 estejam baixos.
Mas porque o Co2 é tão importante assim?
Como nós sabemos, as plantas fazem a fotossíntese, que é basicamente o processo por onde ela produz sua energia. E para realizar a fotossíntese a planta necessita de Luz e Co2. Até mesmo as plantas aquáticas, e por isso é que o Co2 é tão importante assim em um aquário plantado.
O primeiro método é o de Gás Carbônico caseiro. Ele é um método muito barato e eficiente, altamente indicado para aquaristas iniciantes na arte do aquário plantado e que não querem gastar muito dinheiro, sua desvantagem é que a receita do Sistema de Co2 caseiro deve ser refeita a cada 7 ou 10 dias.
O segundo método é o de Cilindro de Co2. Esse método é muito prático e eficiente, tendo como desvantagens seu valor mais elevado de investimento, mas para quem pode gastar um pouco mais, é altamente recomendável, pois com esse sistema se tem controle total da quantidade de injeção de Co2.
Por terceiro encontramos diversos métodos de injeção de Co2, não muito utilizado, ou pelo seu alto valor, ou por não terem chego ao Brasil ainda, podemos sitar como exemplo o sistema eletrônico de Co2, que consistem em uma placa de carbônio que através de energização libera Co2 na água, ou ainda um modelo menos tecnológico que são as pastilhas efervescentes de Co2, uma alternativa barata, mas de eficiência não comprovada ainda.
Sistema de Co2

Nenhum comentário:

Postar um comentário